[ATUALIZADO] Local de escaladas é fechado em Minas Gerais

Atualização: 18 de outubro de 2021 às 12:43

Após a publicação do fechamento do local em Minas Gerais, o escalador Célio Lima Neto, que reside e desenvolve o Salão Encantado de Januária, informou que uma negociação já estava em andamento com os proprietários do local de escalada (que fica em uma propriedade particular).

Além disso, o presidente da FEMEMG entrou em contato com a Revista Blog de Escalada para anunciar que entrarão em contato com as pessoas responsáveis pelo local ajudarão a restabelecer e facilitar o acesso e o desenvolvimento do local.

Abaixo está o texto de Célio Lima explicando a situação atual:

Bom dia, venho compartilhar com a comunidade do climb, que o Salão Encantado de Januária continua aberto a escalada. E através deste quero esclarecer o ocorrido. O Salão Encantado é um pico localizado no norte de Minas Gerais e é conhecido por suas vias longas e de calcário ” macio”.

O pico conta com varias linhas clássicas e é um dos maiores picos de escalada em calcário do norte de minas. Sempre fomos receptivos a todo e qualquer escalador que deseje nos visitar. Porem como o local está em uma área particular, temos regras a seguir. Regras essas que garantem o acesso ao pico e a segurança da terra do proprietário.

Como todos devem saber, é preciso muita conversa e muita negociação para termos, como escaladores, acesso livre aos picos. E, dessa forma, com respeito e parceria seguimos cultivando a prática da escalada no salão encantado.

Dentro da perspectiva do crescimento da escalada, criamos uma vaquinha online no inicio do ano onde arrecadamos pouco mais de R$ 1.500, dinheiro investido pela comunidade escaladora nacional, com o intuito de comprar chapeletas para abertura de um novo pico ao lado do Salão Encantado.

Tudo certo, dinheiro na conta, equipamentos de conquista separados, trilhas de acesso estabelecidas e veio a noticia, não podemos conquistar os blocos vizinhos ao Salão, o proprietário nos informou que encontrou na entrada do pico, com alguns escaladores da cidade de Montes Claros que foram desaforados com ele, faltando-lhe o respeito.

Por esse motivo ele bloqueou o acesso aos outros picos vizinhos, deixando apenas o salão encantado liberado, isso devido a ele, o proprietário, reconhecer os esforços da comunidade escaladora local em manter o pico. Porém deixou claro sua insatisfação com o ocorrido.

Ficamos muito decepcionados com a atitude desses tais escaladores, e mais tristes ainda por entendermos que é bem esse o rumo que a escalada esportiva esta tomando.

O fácil acesso aos picos, a falta de comprometimento com o ambiente, com as pessoas ao redor, e com a escalada, já que a maioria dos novos escaladores não fazem curso, apenas compram uns equipamentos, acompanham um “amigo” e tentam aprender por osmose. Escalam, estão na pedra, nos picos, mais não são escaladores!!

São oportunistas que se acham os “caras”, que não aceitam serem contrariados, que não contribuem para a escalada, para o crescimento dos picos, para o crescimento do esporte, muito pelo contrário, apenas querem usar o que está feito, reclamam das proteções, reclamam das agarras, reclamam do sol, reclamam de tudo, mas não contribuem com nada.

Não sabem o esforço que é manter um pico aberto, a dedicação, o investimento financeiro e, principalmente, de tempo que cada um escalador envolvido com a escalada dedica a atividade, ao pico e às vias. Ao invés disso, sugam, depredam, desrespeitam as pessoas e deturbam a imagem da escalada.

Um geração desprovida de maturidade e humildade, que veio aqui e quase puseram a perder anos de esforços e negociações para manutenção do acesso a pico. Por causa do ocorrido, perdemos, ao menos por hora, o acesso a outros picos fantásticos, que iram contribuir para o crescimento dos escaladores locais e causar delírios nos escaladores visitantes.

Perdemos a possibilidade de conquista nos blocos vizinhos, mas mantivemos o Salão Encantado aberto à visitação. Esperamos que atitudes como essa não se repitam, nem aqui e nem em qualquer outro pico. Reconhecemos a escola de escalada monteclarense, e sabemos que esses indivíduos não representam a comunidade escaladora de lá.

Esperamos que eles cresçam e percebam que tais atitudes apenas desconstroem, e jogam para trás o trabalho de uma galera, que se dedica a manutenção do pico.

No mais, o Salão está aberto, sintam-se à vontade para nos visitar.


Texto original: 18 de outubro de 2021 às 11:11

O local de escaladas conhecido como Salão Encantado de Januária, localizado no município de Montes Claros-MG, teve decretado o seu fechamento para escaladas nesse final de semana. Escaladores locais afirmaram que “o fechamento é temporário”. Com aproximadamente 36 vias, que vão desde o 5° grau brasileiro a projetos que tiveram ascensão que variam de 15 a 55 metros de extensão, a rocha do local é calcária.

De acordo com relatos compartilhados em redes sociais, o fechamento do local, que fica em uma propriedade particular, se deu por conta de que alguns (mas) escaladores (as) de Montes Claros-MG, não entraram em contato com o proprietário para viabilizar a entrada. Ainda de acordo com o descrito, estes mesmos (as) escaladores (as), que não tiveram os nomes revelados, se desentenderam com os proprietários quando abordados.

A Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais (FEMEMG) foi procurada pela redação da Revista Blog de Escalada e não retornou o contato até a publicação da notícia. Também por meio de redes sociais, escaladores locais estão tentando reverter a proibição.

Foto no topo: Gustavo Baxter

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.