Liberado vídeo (sem cortes) de ascensão histórica da primeira mulher a romper a barreira do 12c

Conforme anunciado em primeira mão pela Revista Blog de Escalada, a escaladora italiana, de 20 anos e 1,52 metros de altura, entrou para a história da escalada esportiva mundial ao ser a primeira do mundo a ir além do 9b francês (12c brasileiro). A via, considerada, graduada como 9b/b+ francês, é a mais difícil da Itália e batizada com o nome de Erebor, fica localizada em Arco, e sua dificuldade foi proposta por Stefano Ghisolfi, que foi o conquistador e fez a primeira ascensão.

A escaladora italiana encadenou o primeiro 9b/+ feminino da história e tem a possibilidade de igualar a melhor marca masculina na escalada esportiva. Só existe uma pessoa, o tcheco Adam Ondra, que afirma ter encadenado um 9c francês, mas sendo o único, serão os futuros repetidores dessa via que darão ou tirarão o motivo, no ausência de juízes ou árbitros nesta disciplina.

À medida que via tiver mais repetições, e seu grau estiver consolidado, terá a certeza do feito histórico de Laura Rogora. O vídeo completo, e sem cortes, de sua ascensão foi disponibilizado no dia de ontem.

Erebor já é a via mais difícil no currículo de Laura Rogora e o primeiro 9b/9b+ francês (12c/13a brasileiro) feminino na história da escalada esportiva. Laura ‘estreou’ no 9b francês com Ali Hulk Extension Total sit start, em Rodellar, em julho de 2020.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.