Conforme anunciado em primeira mão pela Revista Blog de Escalada, a escaladora italiana, de 20 anos e 1,52 metros de altura, entrou para a história da escalada esportiva mundial ao ser a primeira do mundo a ir além do 9b francês (12c brasileiro). A via, considerada, graduada como 9b/b+ francês, é a mais difícil da Itália e batizada com o nome de Erebor, fica localizada em Arco, e sua dificuldade foi proposta por Stefano Ghisolfi, que foi o conquistador e fez a primeira ascensão.
A escaladora italiana encadenou o primeiro 9b/+ feminino da história e tem a possibilidade de igualar a melhor marca masculina na escalada esportiva. Só existe uma pessoa, o tcheco Adam Ondra, que afirma ter encadenado um 9c francês, mas sendo o único, serão os futuros repetidores dessa via que darão ou tirarão o motivo, no ausência de juízes ou árbitros nesta disciplina.
À medida que via tiver mais repetições, e seu grau estiver consolidado, terá a certeza do feito histórico de Laura Rogora. O vídeo completo, e sem cortes, de sua ascensão foi disponibilizado no dia de ontem.
Erebor já é a via mais difícil no currículo de Laura Rogora e o primeiro 9b/9b+ francês (12c/13a brasileiro) feminino na história da escalada esportiva. Laura ‘estreou’ no 9b francês com Ali Hulk Extension Total sit start, em Rodellar, em julho de 2020.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.