Fisioterapeuta faz convocação para coleta de dados com mulheres na Serra do Cipó

A fisioterapeuta Laura Valverde, mestranda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Educação Física e que faz parte do BIOLAB (Laboratório de Biomecânica da UFMG), está fazendo uma convocação a todas as mulheres escaladores para uma coleta de dados durante o feriado do Carnaval 2022 na Serra do Cipó, Santana do Riacho-MG.

A UFMG é um dos polos de Biomecânica, ciência que descreve e explica movimentos de sistemas biológicos, no Brasil. Os objetivos principais da Biomecânica são a análise do desempenho humano e estudo da carga mecânica para reduzir do risco de lesões.

O motivo da pesquisa ser voltado somente às mulheres foi uma escolha pessoal de Valverde, motivada pela escassez de estudos sobre o assunto na comunidade científica. Originalmente a pesquisa era para acontecer em diversas localidades e redutos de escaladores espalhados pelo Brasil, mas a pandemia de COVID-19 impactou as ambições da mestranda.

Por ser a Serra do Cipó um conhecido e popular reduto de escaladores (as) esportivas do Estado de Minas Gerais, além de estar próximo da capital do estado, Laura Valverde quer aproveitar o feriado de carnaval para a coleta de dados pois é justamente nele que muitos escaladores migram em massa.

A pesquisa tem como objetivo principal entender melhor a a diferença entre a ação muscular concêntrica e ação com ciclo de alongamento-encurtamento em escaladoras mulheres. A coleta dos dados será feita na Cipo Training, um centro de treinamento existente próximo às atrações turísticas do parque.

Para maiores informações: @valverde.laura

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.