Espanhóis desenvolvem sistema de concepção, gestão e desenvolvimento de route setting

Como anda o route setting na sua academia? Saiba que faz parte do planejamento de uma academia, e até mesmo do esporte, em uma localidade a gerência das filosofias do route setting. Academias de qualidade priorizam a troca de vias, tanto de boulder quanto de vias guiadas (ou top-rope), pelo menos, a cada 3 meses.

O profissional route setter é aquele encarregado de elaborar vias e linhas de boulder em academias, campeonatos e eventos. Partirá dele a responsabilidade de desenvolver novas habilidades nos clientes de uma academia de escalada ou um campeonato.

Portanto, faz parte do planejamento estratégico de um estabelecimento comercial e de uma entidade representativa do esporte também atuar no gerenciamento da filosofia aplicada no route setting. Academias que colocam esse trabalho nas mãos de pessoas que não fizeram curso e atuam somente por afinidade pessoal com os proprietários, apostam no caminho mais curto para perda de clientes e estagnação de atletas.

Conforme explicado em artigo na Revista Blog de Escalada, um route setter não é somente formado de maneira empírica, ou por escolha de amigos porque escala determinado grau. Somente por ser um atleta profissional (na ativa ou aposentado), não é credenciamento para ser um route setter.

Route setting

route setting

A escalada é um esporte que depende de diversos fatores e não somente da força física de uma atleta. O sucesso é marcado por um variado número de estímulos físicos, técnicos, estratégicos e psicológicos. Todos estes estímulos devem ser coordenados entre si.

Portanto, para buscar a excelência esportiva, são os detalhes individuais que fazem a diferença entre o bom e o melhor. Para que um atleta de escalada seja capaz de realizar esses processos de forma eficaz e contínua ao longo de sua participação esportiva, a experiência é uma das maiores aliadas para obter sucesso nos processos decisórios.

Além disso, a experiência é o que faz um negócio de escalada ser sucesso, ou fracasso. Aquele que não acredita nesses conceitos de administração, como experiência do usuário, estão condenados a bradar inutilmente que uma academia de escalada é um negócio deficitário.

Portanto, o que em computação e design chama-se de User Experience (UX), na escalada esportiva chama-se de Route Setting. O termo sintetiza a maneira a qual é pensada e administrada a evolução e satisfação de um escalador em um ginásio de escalada.

Método 4DSystem

route setting

route setting

Como depende de vários fatores, Route Setting é muito mais que apenas desenhar linhas que imitam vias na rocha, nem somente trocar linhas de boulder a cada 2 semanas. É todo um conjunto de estratégias e análises que um profissional que ostenta o título de route setter tem de saber.

Assim nasceu o método 4DSystem, um sistema de trabalho baseado na quantificação da experiência, gerando um ambiente específico. Através do método, é gerada uma série de propostas didáticas que visam a aplicação indireta de todos os mecanismos pelo atleta e sua evolução ao longo de um determinado período.

Assim, é gerado um ambiente favorável à aquisição de competências atreladas à competição e o poder motivacional da equipe é utilizado como ferramenta fundamental para manter os níveis motivacionais necessários na aprendizagem de habilidades complexas.

Em outras palavras, o 4DSystem é uma proposta didática e inovadora no desenho de problemas de boulder. A linha é elaborada segundo os conceitos do método RIC (risco, intensidade e complexidade) para melhorar a percepção, tomada de decisão e execução na disciplina de boulder, voltada para treinamento de provas competitivas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.