Escalada esportiva é oficialmente adicionada às Olimpíadas de Paris 2024

O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou oficialmente no final do dia de ontem que a escalada esportiva (também conhecida popularmente como escalada de competição) foi incluída no programa de esportes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A decisão histórica significa uma vitória importantíssima da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC). A decisão vem na sequência da inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 (que teve cobertura inédita de um veículo latino-americano como a Revista Blog de Escalada). Além disso, a IFSC vive a expectativa de estar a apenas oito meses da tão esperada estreia nos Jogos do XXXII Olimpíada de Tóquio.

Cada disciplina terá uma medalha

O Conselho Executivo do COI também concordou em adicionar as competições de boulder + via guiada e velocidade ​​ao programa, elevando o número total de eventos de medalha em Paris 2024, dois a mais do que em Tóquio 2020. O número de atletas participantes, portanto, aumentará para 68 para Paris 2024.

O acréscimo é significativo, pois em Tóquio 2020 apenas 40, sendo 20 de cada gênero, que vão competir agosto próximo. Além de escalada, três outros esportes foram adicionados ao programa: breakdance, skate e surf.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.