Monte Everest tem nova nova altura oficial divulgada (quase um metro maior)

Nepal e China divulgaram a nova altura no dia de hoje, após novas medições e anos de controvérsia sobre o verdadeiro tamanho do pico mais alto do mundo ou o possível impacto do terremoto de 2015. A nova altura é de 8.848,86 metros.

O Diretor-Geral do Departamento de Estudos do Nepal, Prakash Joshi, disse nesta segunda-feira que todos os preparativos para o anúncio foram concluídos. “O Nepal e a China anunciarão em conjunto a nova altura do Monte Everest amanhã ao meio-dia, encerrando assim as questões de qual é exatamente a altura da montanha mais alta do mundo”, disse Joshi.

Ambos os países revelaram o resultado virtualmente, embora Joshi tenha especificado que o evento também seria transmitido ao vivo pelas redes de televisão nepalesas. Até agora, Kathmandu, dona da encosta sul do Monte Everest, tinha fixado a altura em 8.848 metros, respeitando uma medida feita pela Índia em 1955, a qual é também reconhecida internacionalmente. Entretanto, para a China a montanha media 8.844,43 metros .

Esta é, portanto, a primeira vez na história que os dois países, Nepal e China, concordam sobre a altura do Everest e, assim, esperam acabar com a polêmica em torno da montanha, uma vez que foi medida pela primeira vez em 1849 por topógrafos britânicos. O acordo para anunciar conjuntamente a nova medição do ponto mais alto da Terra foi feito durante a visita do presidente chinês Xi Jinping à capital do Nepal, Kathmandu, no ano passado.

Nessas primeiras medições, quando ainda não se sabia que era a montanha mais alta do mundo, foram usados ​​cálculos trigonométricos e foi nessa época que ‘pico XV’ recebeu o nome de Everest, sobrenome do geógrafo britânico que os liderou. A história completa da ‘descoberta’ do Monte Everest e seu batismo foi publicada pela Revista Blog de Escalada.

Em 2005, o Bureau Chinês de Topografia e Cartografia recalculou o pico usando GPS e equipamento de radar e estabeleceu sua altura em 8.844,43 metros, desconsiderando os mais de três metros de neve que cobrem o topo da montanha , argumentando que esta camada varia de acordo com as condições meteorológicas.

Embora a altura do Everest tenha sido medida várias vezes, o Nepal não havia feito seus próprios cálculos até agora. “Houve várias pesquisas conduzidas nas últimas décadas por diferentes países, mas o Nepal nunca mediu seu próprio pico”, explicou Joshi em uma entrevista coletiva.

O país asiático havia anunciado a intenção de medir o pico em 2011, embora o projeto só tenha começado em 2017. “Esta será uma altura comumente aceita em todo o mundo “, disse ele.

O anúncio conjunto também colocou fim às especulações entre geólogos sobre o impacto do terremoto de 2015, de 7,5 graus na escala Richter, no qual morreram mais de 9.000 pessoas, incluindo 19 no Monte Everest.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.