Equipes se preparam para recuperar corpo de escalador na caverna mais profunda do mundo

Uma equipe de mais de 100 escaladores e espeleólogos está preparando uma missão considerada complexa, que é recuperar o corpo do russo Sergei Kozeev, que desapareceu na caverna Veryovkina, a mais profunda do mundo, há nove meses. O escalador desapareceu em novembro do ano passado e espeleólogos descobriram seu corpo em 3 de agosto deste ano, depois de perceberem uma corda perto da entrada da caverna e alguns pertences.

Segundo relatou o jornal britânico Daily Star, o corpo de Kozeev estava pendurado a cerca de 1.000 metros dentro da caverna Veryovkina, que fica na Abkhazia, estado no sul do Cáucaso ao qual a Rússia e Geórgia reivindicam a propriedade. Muitos consideram a caverna a mais profunda do mundo, com cerca de 2.212 metros de profundidade.

A expedição solo de Kozeev é considerada uma violação grosseira dos regulamentos de segurança. “O falecido era um chamado multisportista, que praticava diversos esportes. Então decidiu fazer espeleologia, mas, infelizmente, escolheu uma caverna difícil, que o matou”, disse Evgeny Snetkov, membro do Conselho de Administração do União dos Cavaleiros, disse à Rádio Sputnik.

A causa da morte continua cercada de especulação, com alguns acreditando que a queda o matou, enquanto outros sugerem que a hipotermia na caverna quase congelada pode ter sido a causa mortis. A equipe de escaladores precisará descer até a caverna para resgatar o corpo em uma escalada que ninguém deveria fazer sozinho.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.