A empresa espanhola Beclimb anunciou um plano de franquias para a criação de uma rede de academias de escalada. Por enquanto, pelo menos inicialmente, a empresa irá atuar prioritariamente na Espanha. Mas os próprios idealizadores da iniciativa não escondem o desejo de extender o negócio a outros países.
O primeiro ginásio, uma instalação de 600 m² em Málaga (cidade da província espanhola de Andaluzia com aproximadamente 500.000 habitantes), é considerado um sucesso de administração por estar sempre cheia e os proprietários não anunciaram nenhum déficit de orçamento.
A empresa foi fundada pelos escaladores Bernabé Fernández e Antonio Gámez há pouco mais de dois anos e em maio deste ano anunciaram a criação intenção de desenvolver “um modelo diferente de academias de escalada”.
Antonio Gámez, que já possuía sólida formação empresarial junto com seus conhecimentos de escalada, afirma que a diferença de seu modelo se baseia na adaptação das necessidades do escalador, criando um “espaço para aprender, socializar, treinar, comprar material e praticar atividades extras fora do ginásio”. A demonstração pode ser vista na academia Beclimb que destina 400 m² somente para a prática e escalada e o restante de serviços como cafeteria, loja, área de confraternização social, etc.
Parece simples, mas a qualidade de sua filosofia é apresentada em números sólidos. Somente em 2016 a academia recebeu 10.000 visitas (número 60% maior que o ano anterior). Para este ano a estimativa é que chegue a 40% em relação a 2016. O ginásio, segundo os administradores, possui um alto volume de usuários fixos além dos visitantes.
Por causa de seu crescimento, Barnabé e Antonio reconhecem que o espaço ficou pequeno. Por isso a beclimb anunciou um projeto ambicioso de uma academia que seria um dos maiores centros de treinamento da Espanha.
Pelo retorno que sua iniciativa de ampliação teve, os investidores questionaram sobre a possibilidade de levar o know-how da dupla a outras localidades. Desta maneira Bernabé Fernández e Antonio Gámez apostaram no crescimento que a escalada teve, desde que virou esporte de exibição na olimpíada de Tóquio.
Mais informações: http://www.beclimb.com

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.