Livro da Semana: “The Mountain Guide Manual” – Marc Chauvin e Rob Coppolillo

Muita gente pergunta o que fazer para se tornar guia de atividades como trekking e escalada. No Brasil não existe nenhum curso para guia profissional dessas modalidades. Existem cursos de escalada, por exemplo, mas nada específico para atuar profissionalmente, especialmente fora do país.

Não existe, também, nenhuma exigência nesse sentido por parte das agências e do público. O que conta é a sua experiência nesse meio e um bom curso de primeiros socorros em áreas remotas e depois, contatos com pessoas do meio.

Marc Chauvin e Rob Coppolillo

Um guia de montanha é um montanhista profissional que conduz um ou mais indivíduos através das montanhas, em simultâneo com o ensino e treino esportivo em atividades relacionadas, proporcionando segurança ao praticante de montanhismo. Geralmente é certificado através de uma associação de montanhismo.

Em muitos países os guias de montanhas são obrigados a completar treinamento necessário, além de exame rigoroso (com taxa de aprovação em torno entre 60 a 70%), para obter a certificação necessária para exercer a profissão de maneira legal.

Escrito pelos guias Marc Chauvin and Rob Coppolillo, ambos guias de montanha certificados pela International Federation of Mountain Guides Association (IFMGA), o livro “The Mountain Guide Manual: The Comprehensive Reference” tem a intenção de ser a mais completa referência sobre o assunto. O conteúdo do livro cobre deste sistemas de ancoragens, tipos de segurança até mesmo resgate e dinâmicas de grupo.

Com gráficos de alta qualidade, ilustrações detalhadas e alto acervo de imagens, a obra é a mais atual referência para quem deseja tornar-se um guia de montanha completo.

Atualmente há uma organização mundial que regulamenta cada uma destas associações nacionais de guias: International Federation of Mountains Guide Association (IFMGA). Fundada em 1965 a IFMGA representa mais de 6.000 profissionais de mais de 20 países. Esta associação internacional de guias é a mais reconhecida e respeitada por profissionais e montanhistas em todo o mundo.

Ficha Técnica

  • Título: The Mountain Guide Manual: The Comprehensive Reference
  • Autor: Marc Chauvin e Rob Coppolillo
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 320
  • Editora: Falcon Guides

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.