Designer desenvolve protótipo para tratamento de hipóxia em alta montanha

A hipóxia é uma circunstância onde os tecidos não sejam oxigenados adequadamente, geralmente devido a uma insuficiente concentração de oxigênio no sangue. Subir montanhas com grandes altitudes significa que a pessoa precise que seu corpo se ajuste a baixos níveis de oxigênio.

Projetado por Patrick Krassnitzer, o equipamento batizado de Vento fornece tratamento de pressão no pulmão, ajudando a aumentar a saturação de oxigênio no sangue. Em palavras simples, este dispositivo médico permite que o paciente respire ar pressurizado, simulando uma descida rápida. Vento pode curar temporariamente o mal de montanha e as edemas pulmonares.

Vento é um dispositivo portátil conceitual especialmente projetado para tratamento de hipóxia de emergência. O equipamento apresenta um design dobrável, sendo fácil de arrumar e transportar em mochilas.

O conceito do Vento baseia-se em pesquisas médicas, feedbacks do Instituto de Pesquisa Eurac de Medicina de Emergência em Montanhas em Bolzano, Itália, bem como experiências práticas de montanhistas. Um workshop de avaliação criativa com Hannes Gatterer foi utilizado para validar os conceitos, encontrar e definir casos de uso e obter formação científica e suporte das ideias.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.