Desafio do Poliéster Reciclado: O que é e quais as marcas que aderiram ao desafio

Precisamos falar sobre o poliéster reciclado. Desde o início desse ano a organização sem fins lucrativos global Textile Exchange e a Carta da Indústria da Moda para Ação Climática da ONU sobre Mudança climática lançaram uma iniciativa conjunta para impulsionar ainda mais uma mudança de paradigma no mercado em direção à adoção de poliéster reciclado (rPET) e a redução de gases de efeito estufa (GEE).

A Carta da Indústria da Moda para Ação Climática é uma iniciativa liderada pela indústria, organizada pela ONU.

poliéster

Assim foi criado o Recycled Polyester Challenge 2025, que serve como um importante catalisador para a mudança na indústria têxtil e de vestuário. Assim, os players da indústria têxtil foram desafiados a se comprometer a elevar o percentual de poliéster reciclado de 14% para 45% (algo em torno de 17,1 milhões de toneladas métricas) até 2025.

O desafio continua a aceleração bem-sucedida que começou com o Recycled Polyester Commitment 2017 da Textile Exchange. As marcas comprometidas com o desafio já incluem Adidas e H&M. Várias empresas de atividades outdoor também assinaram contrato: Prana, Sympatex, VF Corporation e Helly Hansen.

As empresas comprometidas com esta iniciativa serão obrigadas a relatar anualmente seu consumo de poliéster à pesquisa Corporate Fiber and Materials Benchmark (CFMB) da Textile Exchange, que acompanhará o progresso de todas as marcas participantes em direção ao objetivo coletivo.

Por que o poliéster reciclado?

poliéster

O poliéster (PET) é a fibra mais utilizada na indústria de vestuário. A fibra responde por cerca de 52% do volume total de fibras produzidas globalmente. A indústria de vestuário responde por cerca de 32 milhões de toneladas das 57 milhões de toneladas de poliéster utilizadas a cada ano.

O produto tem uma pegada de carbono significativamente menor do que o convencional. Hoje, o poliéster reciclado mecanicamente de garrafas plásticas de água constitui a grande maioria do poliéster reciclado.

Atualmente, apenas aproximadamente 14% disso vem de insumos reciclados e predominantemente de garrafas PET pós-consumo. Os dados podem ser conferidos no relatório Preferred Fiber & Materials Market Report de 2020 realizado pela Textile Exchange.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.