Faça você mesmo suas agarras de escalada

Um amigo, John, simplesmente construiu ele mesmo uma parede de boulder em sua garagem para treinar e manter a forma. Ele avaliou uma caixa de agarras de escalada de segunda mão de uma academia. Mesmo sendo usadas, ainda eram razoavelmente caras.

Então nós decidimos fazer nós mesmos usando agarras de escalada que ele tinha como moldes.

O primeiro passo é fazer um molde a partir de uma agarra já existente. Há duas formas diferentes, ambas com seus prós e contras. O modo ‘correto’ é usar um molde de silicone. O silicone produz um molde flexível e reutilizável, porém é caro. O material que usamos foi argila. A desvantagem deste método é a destruição do molde a cada uso.

Cuidadosamente remova a agarra preexistente uma vez que a impressão foi feita. Então, enrole um pouco de argila para fazer a reentrância que encaixa a cabeça do parafuso. Coloque isto no molde e coloque uma arruela por cima. Para fazer o tubo que o parafuso irá eventualmente encaixar eu usei canudos do McDonald’s.

faca_suas_agarras_escalada_2

Foto: http://wardiesworld.wordpress.com

Agora é hora de fazer a resina

Esta é feita de polyester, areia e colorido com tinta em pó (você sabe, aquilo que as crianças usam para pintar pôsteres)

Então, despeje a mistura no molde de argila. Aqui eu encontrei uma outra desvantagem. Ela tem muita umidade e evapora muito devagar.

Ela resfria o epóxi e o tempo para endurecer é muito longo (24 horas).

Se você fizer um molde de silicone ou termoplástico, então você pode aquecer as agarras para as endurecer (eu usei caixa de papelão e um aquecedor termoventilador quando em moldes que não de argila), e você pode então ter um grupo inteiro de agarras endurecidas em uma hora!

Argila é excelente para prova de conceito, mas você vai querer encontrar um método melhor para cobrir toda a área de boulder.

faca_suas_agarras_escalada_3

Foto: http://wardiesworld.wordpress.com

Uma vez que as agarras estejam totalmente endurecidas, podem ser retiradas dos moldes.

Estas agarras são bastante fortes, mas podem quebrar então é muito importante, antes que você as aperte na parede da sua área de boulder, que a parte de tras esteja perfeitamente plana.

faca_suas_agarras_escalada_4

Foto: http://wardiesworld.wordpress.com

Não importa quão cuidadosamente você verta (a mistura) você não as terá totalmente plana e parece ser um processo desafiador alisar após endurecidas.

Mas John apareceu com uma maravilhosa e simples solução – as esfregar em uma superfície plana e abrasiva… como uma rua!

E quando estão prontas elas se parecem como a agarra abaixo. São como as agarras que você está acostumado a usar nas academias e excepcionalmente baratas de fazer!

faca_suas_agarras_escalada_5

Foto: http://wardiesworld.wordpress.com

E se você fizer uma impressão em toas as suas agarras você dobra sua coleção toda vez que você despeja.

Artigo original: http://wardiesworld.wordpress.com

There are 7 comments

  1. Fabio | Crux Agarras

    Olá pessoal. No texto vemos que as agarras, mesmo que usadas são caras.
    Hoje a Crux Agarras trabalha com um preço muitas vezes mais baixo que as usadas que costumamos ver no Facebook para venda. Conseguimos isso com os acordos que fizemos com os fornecedores de material, assim como uma grande demanda que estamos tendo.
    Muitas vezes o que as pessoas gastam tentando fazer uma agarra, pode ser perdido em um resultado não muito proveitoso, como agarras lisas ou com quinas que aumentam a probabilidade de lesões.
    Neste post falamos um pouco sobre a Ergonomia das Agarras https://blogdescalada.com/o-segredo-da-ergonomia-de-agarras-de-escalada-que-previne-lesoes-em-escaladores/
    Mesmo assim caso queiram dicas, estaremos a disposição. Whatsapp (43 991-017-260

  2. Henrique

    ola amigos ? alguem poderiam me dizer a especificação da resina ? onde compra as proporções da mistura e etc ?, o objeteivo não é a comercialização mas, o sificiente para meu bolder zinho de casa, sou do Amapa e tudo é caro pra gente! desde ja agradeço!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.