Pilates como complemento de treino esportivo

O esporte de alto rendimento exige do atleta agilidade, força, resistência, equilíbrio, precisão e coordenação.

Além disso, muitos esportes são assimétricos, utilizam rápidas mudanças de direção; deixando o atleta mais susceptível a lesões.

Pensando nessas características do esporte, muitas atletas incorporaram o Pilates como forma de complementar seu treino esportivo; diminuindo o risco de se lesionar, e ainda melhorando o desempenho esportivo.

Foto: http://www.abdomendefinido.com/

Foto: http://www.abdomendefinido.com/

O Pilates trabalha o centro de força (também conhecido como CORE), formado por músculos como os abdominais e paravertebrais. Este CORE é responsável por manter a estabilidade da coluna, diminuindo o risco de lesões da mesma.

Se o CORE não for acionado durante a prática do esporte, o atleta poderá fazer uma extensão excessiva da coluna, por exemplo, de forma descontrolada e instável, causando dor e lesão.

Foto: http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.br/

Foto: http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.br/

Além disso, um tronco estável permite movimentos mais precisos e coordenados dos
membros, melhorando a precisão de rebatidas, arremessos, chutes e saques.

Além de estabilidade, a coluna do atleta deve ter mobilidade para os movimentos exigidos no esporte, e os membros devem ter bastante flexibilidade, para alcançar grandes amplitudes de movimento.

O Pilates trabalha também a força muscular de forma concêntrica e excêntrica, melhorando a força dos movimentos, mas também a força de desaceleração do membro, que aumenta a precisão do movimento e diminui o risco de uma distensão muscular.

A junção destes fatores melhora a potência do movimento, essencial para qualquer modalidade esportiva.

Além disso, a assimetria de membros de alguns atletas leva a um grande desequilíbrio muscular, que pode aumentar o risco de lesões.

Foto: http://fitwisepilates.com/

Foto: http://fitwisepilates.com/

O Pilates trabalha para restaurar o equilíbrio da musculatura corporal como um todo, deixando o atleta mais simétrico e eficiente.

Outros benefícios do Pilates são a maior estabilidade e alinhamento de pelve, quadril, joelho e tornozelo, que ficam muitos susceptíveis a lesões devido às grandes mudanças de direção e deslocamentos laterais exigidos no esporte.

Também há uma melhora do controle respiratório, altamente desenvolvido no Pilates, e da concentração do atleta.

Banner_Denise600X100

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.