Sean Bailey e Janja Garnbret mostram solidez em última etapa antes da Olimpíada

A segunda etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva da IFSC em vias guiadas aconteceu na idade suíça de Villars entre os dias 1º e 3 de julho. Ao todo, foram 143 atletas se inscritos para competir. Entretanto, grandes estrelas como Adam Ondra e Jakob Schubert optaram por não fazer presença, para focarem nos treinamentos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

A tradicional transmissão da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) no YouTube estava liberada para Europa, Canadá e EUA. Mais uma vez a América Latina foi preterida em uma acordo mal elaborado com quem defende os direitos de transmissão do esporte.

Foto: Lena Drapella/IFSC

Para o público desse continente assistir é necessário instalar uma VPN para contornar as restrições injustificáveis à América Latina.

A transmissão do streaming foi feita por Matt Groom (agora o narrador oficial do IFSC) e teve como comentaristas Stefano Ghisolfi (final masculina) e Oriane Bertone (final feminina). Demonstrando que o IFSC ainda é muito amador quando se trata de transmissões esportivas, o streaming falhou quando a final feminina começou e o sinal não foi recuperado fazendo o público perder a escalada de duas competidoras.

Sean Bailey foi o melhor

A via masculina estipulada pelos route settrs na final foi muito mais variada em movimentos do que foi em Innsbruck. Embora a resistência tenha sido a principal exigência novamente, uma seção mais técnica complicou a progressão dos competidores.

Sean Bailey foi o melhor, pois escalou sem hesitar, tomando decisões rápidas e descansando em todos os pontos que podia. É a segunda medalha de ouro que Bailey conquistou nesta temporada. A outra foi na terceira rodada da Copa do Mundo de Boulder, realizada em Salt Lake City, EUA, em maio.

A apenas três lances abaixo do norte-americano, Alex Megos ficou em segundo. O terceiro foi o também norte-americano Colin Duffy, de apenas 18 anos.

Sean Bailey

Foto: Lena Drapella/IFSC

De que planeta vem Janja Garnbret?

No final de semana Janja Garnbret deu mais uma vez um show de movimentos e, sem exagero nenhum, ensinou como escalar. A eslovena ultrapassou todos os trechos da via da final feminina com uma facilidade assombrosa.

Isso porque sabia que tinha de chegar no topo e de maneira impecável, pois já havia atletas que tinham feito.

Pouco antes dela, Laura Rogora conseguiu chegar ao topo, dominando o último volume, depois de tentar vários métodos. A italiana ficou em segundo pelo desempate do tempo.

A terceira foi a norte-americana Natalia Grossman, que por conta da falha da transmissão seu desempenho não pôde ser visto no streaming, pois o sinal retornou quando já havia aumentado.

Sean Bailey

Foto: Lena Drapella/IFSC

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.