Outrora tida como um entretenimento barato, de baixa qualidade e voltado para crianças, sem dúvida as revistas em quadrinhos hoje ganharam status de obras de arte, e atualmente possuem temática, desenho e personagens de altíssima qualidade.
Por volta do fim dos anos 80 a indústria de quadrinhos teve a “descoberta” da técnica japonesa de quadrinhos, conhecida como “Mangá” (termo japonês que designa qualquer história em quadrinhos).
Neste estilo de quadrinhos, o desenhista Shinichi Sakamoto criou o mangá “Kokou no Hito” (ascensão ou escalada em português), adaptado do romance de Jiro Nitta “Homem Impassível”, que conta a história de um escalador japonês que viveu da década de 20 até a metade da década de 30.
No mangá o personagem principal é Buntaro Mori,um estudante do ensino médio solitário que acabou de mudar de escola.
Enquanto Buntaro estava em uma aula, um colega que praticava escalada tem uma briga com ele, e o desafia: deveria escalar o edifício da escola.
Buntaro Mori aceita o desafio e começa a escalar e, apesar da falta de segurança e experiência, consegue terminar o desafio sob os próprios olhos espanados de seus colegas e professores.
A partir daí descobre uma paixão que era até agora desconhecida : a escalada.
Um dos seus professores de Buntaro Mori, que administra o clube de escalada da escola, o leva para os locais de escalada próximos de onde moram, e a partir daí começa uma crescente de desafios e descobertas.
O primeiro desafio do jovem herói é atravessar o Monte Takatori.
A revista “Kokou no Hito” foi publicada de 2007 a 2011.
Para quem se interesse há traduções da obra para o francês (conhecida como “Ascencion”) e inglês (traduzido como “The Climber”).
Sakamoto procurou em sua obra criar uma narrativa visual que flui naturalmente, sendo facilmente absorvida pelo leitor.
Para isso o autor utilizou o recurso de “Scenery Porn” (uso de cenários visualmente exuberantes para prender o olhar do leitor mais tempo) com o claro objetivo de mostrar como o personagem está se sentindo naquele momento.
Apesar da história parecer clichê em seu início, mas que facilmente é identificável por qualquer escalador, o personagem causa empatia no decorrer de sua saga.
À medida que o enredo evolui, também evolui a personalidade do personagem, assim como o tipo de desafio que enfrenta na escalada.
Shinichi Sakamoto também é autor de um outro mangá famoso, e igualmente exuberante em termos de desenho: “Innocent”.
Parte da obra está disponível em download, traduzida para o português: https://shinsekaiscans.wordpress.com
Escalada e Mangás
Para quem está interessado no mangá “Kokou no Hito” (não disponível em português), há ainda outras obras que abordaram o tema.
O desenhista Jiro Taniguchi também já havia abordado o tema de escalada com seu “A Cimeira dos Deuses”
Com isso, é importante lembrar que Sakamoto Shin’ichi não é o primeiro a abordar o tema da ascensão na indústria do mangá.
Jiro Taniguchi já havia mostrado de grande talento através de “A Cimeira dos Deuses” e “K, Embriaguez dos Cumes”.
Porém a obra de Shinichi Sakamoto, o qual teve ajuda de outros artistas para realizar a obra completa, é considerada, por quem entende de Mangás, como uma verdadeira obra de arte.
Pela qualidade apresentada pelo desenhista japonês, o mangá agrada tanto os praticantes, como os não praticantes de escalada e montanhismo.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
[…] desenhista Shinichi Sakamoto criou o mangá “Kokou no Hito” (ascensão ou escalada em português), adaptado do romance de Jiro Nitta “Homem Impassível”, […]
[…] desenhista Shinichi Sakamoto criou o mangá “Kokou no Hito” (ascensão ou escalada em português), adaptado do romance de Jiro Nitta “Homem Impassível”, […]
[…] desenhista Shinichi Sakamoto criou o mangá “Kokou no Hito” (ascensão ou escalada em português), adaptado do romance de Jiro Nitta “Homem Impassível”, […]