Conheça “Kokou no Hito” – uma revista em quadrinhos de escalada

Outrora tida como um entretenimento barato, de baixa qualidade e voltado para crianças, sem dúvida as revistas em quadrinhos hoje ganharam status de obras de arte, e atualmente possuem temática, desenho e personagens de altíssima qualidade.

Por volta do fim dos anos 80 a indústria de quadrinhos teve a “descoberta” da técnica japonesa de quadrinhos, conhecida como “Mangá” (termo japonês que designa qualquer história em quadrinhos).

Neste estilo de quadrinhos, o desenhista Shinichi Sakamoto criou o mangá “Kokou no Hito” (ascensão ou escalada em português), adaptado do romance de Jiro Nitta “Homem Impassível”, que conta a história de um escalador japonês que viveu da década de 20 até a metade da década de 30.

manga-escalada-8

No mangá o personagem principal é Buntaro Mori,um estudante do ensino médio solitário que acabou de mudar de escola.

Enquanto Buntaro estava em uma aula, um colega que praticava escalada tem uma briga com ele, e o desafia: deveria escalar o edifício da escola.

Buntaro Mori aceita o desafio e começa a escalar e, apesar da falta de segurança e experiência, consegue terminar o desafio sob os próprios olhos espanados de seus colegas e professores.

A partir daí descobre uma paixão que era até agora desconhecida : a escalada.

manga-escalada-3

Um dos seus professores de Buntaro Mori, que administra o clube de escalada da escola, o leva para os locais de escalada próximos de onde moram, e a partir daí começa uma crescente de desafios e descobertas.

O primeiro desafio do jovem herói é atravessar o Monte Takatori.

A revista “Kokou no Hito” foi publicada de 2007 a 2011.

Para quem se interesse há traduções da obra para o francês (conhecida como “Ascencion”) e inglês (traduzido como “The Climber”).

manga-escalada-9

Sakamoto procurou em sua obra criar uma narrativa visual que flui naturalmente, sendo facilmente absorvida pelo leitor.

Para isso o autor utilizou o recurso de “Scenery Porn” (uso de cenários visualmente exuberantes para prender o olhar do leitor mais tempo) com o claro objetivo de mostrar como o personagem está se sentindo naquele momento.

Apesar da história parecer clichê em seu início, mas que facilmente é identificável por qualquer escalador, o personagem causa empatia no decorrer de sua saga.

À medida que o enredo evolui, também evolui a personalidade do personagem, assim como o tipo de desafio que enfrenta na escalada.

Shinichi Sakamoto também é autor de um outro mangá famoso, e igualmente exuberante em termos de desenho: “Innocent”.

Parte da obra está disponível em download, traduzida para o português: https://shinsekaiscans.wordpress.com

Escalada e Mangás

manga-escalada-1Para quem está interessado no mangá “Kokou no Hito” (não disponível em português), há ainda outras obras que abordaram o tema.

O desenhista Jiro Taniguchi também já havia abordado o tema de escalada com seu “A Cimeira dos Deuses”

Com isso, é importante lembrar que Sakamoto Shin’ichi não é o primeiro a abordar o tema da ascensão na indústria do mangá.

Jiro Taniguchi já havia mostrado de grande talento através de “A Cimeira dos Deuses” e “K, Embriaguez dos Cumes”.

Porém a obra de  Shinichi Sakamoto, o qual teve ajuda de outros artistas para realizar a obra completa, é considerada, por quem entende de Mangás, como uma verdadeira obra de arte.

Pela qualidade apresentada pelo desenhista japonês, o mangá agrada tanto os praticantes, como os não praticantes de escalada e montanhismo.

manga-escalada-2

manga-escalada-7

manga-escalada-4

manga-escalada-5

kokou-no-hito-escalada

kokou-no-hito-escalada-1

kokou-no-hito-escalada-2

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.