O escalador Jean Ricardo de Matos, conhecido como Flubber pela comunidade de escalada, de 47 anos, morreu e pelo menos outras duas ficaram gravemente feridas, em decorrência de um raio que caiu em uma área de escalada na Serra do Cipó. De acordo com os bombeiros que fizeram o atendimento no local, é possível que haja pelo menos 10 feridos.
Segundo a corporação, as duas vítimas faziam parte de um grupo com 20 pessoas no local que foi atingido pelo raio.
A fatalidade ocorreu por volta das 14h de hoje e, de acordo com relatos das pessoas envolvidas, chovia fortemente no momento em que ocorreu o raio. Flubber e outras duas pessoas, ainda não identificadas e que estão em estado grave, já haviam iniciado a escalada.
O grupo de escaladores do DIB, o qual Flubber era dos mais ativos em trocas de mensagens, muitos lamentaram a morte do escalador e vários declararam que “é uma grande perda para a escalada esportiva brasileira”.
Esta não é a primeira vez que um escalador é atingido por um raio na região de escaladas na Serra do Cipó. Há aproximadamente 20 anos, um outro escalador sofreu uma descarga elétrica em decorrência de um raio que atingiu o local, porém sobreviveu.
O Brasil perdeu um dos seus melhores escaladores. Nós perdemos um amigo.
E o que nos fortalece são as boas lembranças, em particular da generosidade em compartilhar sua tecnica experiência.
Adeus, amigo. Nós te amamos.