Conheça 8 desenhos animados e quadrinhos para incentivar crianças a gostar de esportes outdoor

Construir uma nova geração de praticantes de esportes outdoor é a obrigação moral de toda e qualquer pessoa que os vivencia. Muitos (as) usam e abusam da frase clichê de que é “um estilo de vida”, mas se observarmos atentamente, pouco fazer tanto para o estilo de vida (que diz seguir) nem para o crescimento do esporte que diz amar.

O engajamento da nova geração, ou seja crianças e jovens de zero a 15 anos, de novos praticantes de esportes outdoor é um desafio constante para todos os atletas, amadores e profissionais, da atualidade. A prática de esportes, sobretudo os de ação, irá criar nas crianças habilidades para lidar com desafios, dificuldades e conquistas perante a vida.

Uma das estratégias que podem ser das mais eficientes ao estímulo de praticar esportes é utilizar desenhos animados ou revista em quadrinhos. Assim a atividade é introduzida de maneira orgânica e natural. As histórias em quadrinhos e desenhos animados, envolvem aspectos visuais, cognitivos e criativos, que fornecem uma forma alternativa de complementar as aulas teóricas.

Mila e Shiro

É o primeiro desenho animado japonês com escaladores: “Iwa Kakeru! – Climbing Girls”. O desenho é um mangá criado por Jun Makimura e Shizuo Koizumi e publicado por Kodansha em 1984.

Os mangás são “Iwa Kakeru! -Climbing Girls”, e sua sequencia “Iwa-Kakeru!! -Try a new climbing” e se concentram nas garotas que competem na escalada esportiva, principalmente nas paredes construídas artificialmente, enquanto fazem pleno uso da mente e do corpo.

A série de anime, teve 58 episódios de 24 minutos cada e foi produzida pelo estúdio de animação Knack Productions Este trabalho é a primeira animação de escalada esportiva do mundo e estreou no Japão em outubro de 2020, mas já há alguns episódios disponíveis no Youtube.

Kokou no Hito

O desenhista Shinichi Sakamoto criou o mangá “Kokou no Hito” (ascensão ou escalada em português), adaptado do romance de Jiro Nitta “Homem Impassível”, que conta a história de um escalador japonês que viveu da década de 20 até a metade da década de 30.

No mangá o personagem principal é Buntaro Mori,um estudante do ensino médio solitário que acabou de mudar de escola. Enquanto Buntaro estava em uma aula, um colega que praticava escalada tem uma briga com ele, e o desafia: deveria escalar o edifício da escola.

A revista “Kokou no Hito” foi publicada de 2007 a 2011. Para quem se interesse há traduções da obra para o francês (conhecida como “Ascencion”) e inglês (traduzido como “The Climber”).

Parte da obra está disponível em download, traduzida para o português: https://shinsekaiscans.wordpress.com

Hilda

Baseada na história em quadrinhos de Luke Pearson, Hilda é uma série de desenho animado canadense sobre a transição de uma “garota aventureira” para a vida na cidade depois de passar a maior parte do tempo em uma cabana remota com sua mãe, que é designer gráfica freelance.

Ela segue suas várias aventuras com amigos e seus encontros com uma variedade de espíritos que vivem em seu mundo, levando-os ao topo das montanhas e prateleiras empoeiradas da biblioteca.

Hilda é incrivelmente charmosa e seus desenhos detalhados de arquitetura, o amor de Hilda pelas atividades outdoor e a profundidade de caráter tornam este desenho animado facilmente ingerível.

Hilda está disponível para ser assistida no Netflix.

Messner

O ilustrador italiano Michele Petrucci, que têm em seu curriculum vários títulos de quadrinhos lançados na Europa além de alguns livros, decidiu ilustrar a vida do maior montanhista de todos os tempos: Reinhold Messner. A obra foi lançada pela Coconino Press Fandango.

A biografia foi disponibilizada em forma de Graphic Novel (espécie de livro, normalmente contando uma longa história através de quadrinhos com arte diferenciada) e procurou reconstituir os momentos mais importantes da vida de Messner.

Os quadrinhos desenhados por Michele Petrucci contém reflexões a respeito dos valores profundos que a natureza impacta a todos, montanhistas ou não. A Graphic Novel foi lançada primeiramente na Itália, país natal do montanhista, com o título de “Messner. A montanha, o vazio, a Fênix” (Messner. La montagna, il vuoto, la fenice).

Craig of the Creek

A série do Cartoon Network Craig of the Creek é situada fora de uma área fictícia do interior dos EUA e segue um jovem que passa muito tempo com seus amigos no riacho da vizinhança, onde encontram uma variedade de personalidades, incluindo bruxas adolescentes, uma rainha do esgoto e seu reino , e um garoto-robô do futuro.

Com uma família afrodescendente no centro e um elenco de diversos personagens, o desenho animado é é fofo, engraçado e refrescantemente inclusivo. O programa foi criado para inspirar as crianças a sair de casa, mas acabou ganhando apreciação e aclamação da crítica de seguidores mais velhos também.

Yuru Camp

Baseado no mangá escrito e ilustrado por Afro, Yuru Camp se passa em Yamanashi, Japão. O desenho animado apresenta Rin, uma garota um pouco solitária que gosta de caminhadas e tem experiência espirituais nessas viagens. O primeiro anime estreou em janeiro de 2018.

As coisas mudam quando ela se depara com outra garota, Nadeshiko, de sua idade que quer fazer caminhadas. A protagonista acaba fazendo amizade com um grupo inteiro e aprende o valor e o caos que vem com aventuras com amigos.

Podemos ver refeições preparadas no fogo, montagens de barracas , muito equipamento outdoor, paisagens exuberantes e outros detalhes divertidos. A série já possui duas temporadas (a segunda será lançada em 2021). Masato Jinbo é o diretor da sequência de animação de abertura do anime.

Yuru Camp pode ser assistido (com legendas em português) em: https://www.crunchyroll.com

Ursos sem curso

A série “Ursos sem curso” segue um grupo de irmãos ursos (Pardo, Panda e Polar) e suas aventuras em e ao redor de São Francisco, enquanto viviam em sua caverna nos arredores. Ao longo da série, eles encontram transporte público, pessoas típicas de São Francisco, viciam em mídia social, mercados de fazendeiros.

No final das contas, encontram mais consolo em sua casa na floresta e uns aos outros. Os episódios podem durar apenas 10 minutos.

O desenho está disponível no Netflix: https://www.netflix.com

Montanha, apetite e eu (山と食欲と私)

De Hideo Shinanogawa, muito conhecido pelo mangá “Virtus”, esta série de mangá de 15 revistas é sobre uma “senhora de escritório de 27 anos, solteira, completamente normal” que se transforma em Solo Climber Girl em seu tempo livre.

A protagonista gosta de caminhar sozinha e muitas de suas escaladas são dedicadas a cozinhar vários pratos. As ilustrações de comida não decepcionam.

Para ler acesse: https://mangadex.org

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.