Como foi a última etapa da Copa do Mundo de escalada? De fato, a temporada terminou e as competições voltam somente em 2023. No entanto, deu tempo de um país fazer festa antes do encerramento oficial.
Em suma, o Japão, como país anfitrião da última etapa do torneio, obteve domínio com seus representantes. Em Iwate, a última etapa teve os campeões Narasaki Tomoa no masculino e Mori Ai no feminino. Por fim, outros japoneses estiveram entre os melhores. Confira.
Como foi a última etapa da Copa do Mundo de escalada? (Masculino)

Foto destaque: Olympics.com
No masculino o Japão obteve supremacia. O pódio só falava japonês. A saber, Narasaki (156.4), Ogata (138,4) e Fujii (132.6) obtiveram as primeiras posições, respectivamente.
Sem dúvidas, Narasaki Tomoa teve um excelente mês de outubro. Acumulou, ao todo, três Campeonatos Asiáticos (Seul – Coréia do Sul) e por último este ouro na Copa do Mundo.
“Foi definitivamente uma rodada difícil, mas estou feliz por ter conquistado a primeira medalha de Copa do Mundo neste formato”, disse Narasaki.
A título de informação, Narasaki conseguiu 84,3 pontos no Boulder, mais 72,1 no Lead, resultando numa soma (156,4) consideravelmente acima do 2° colocado.
A saber, Ogata terminou com 138,4 pontos. Por fim, Fujii Kokoro, o terceiro japonês a subir no pódio, precisou de 132,6 pontos para se juntar aos dois.
Top 8 pontuações finais:
- Narasaki (Japão) – 156,4
- Ogata (Japão) – 138,4
- Kokoro (Japão) – 132,6
- Jenft (França) – 129,7
- Flohé (Alemanha) – 128,5
- Homma (Japão) – 117,5
- Kawamata (Japão) – 109,5
- Bailey (Estados Unidos) – 76,6
Como foi a última etapa da Copa do Mundo de escalada? (Feminino)

Foto: Lena Drapella/IFSC
Após a final masculina, as mulheres japonesas mostraram sua presença. Curiosamente, os japoneses pareciam estar disputando consigo mesmo. Tanto no pódio quanto na pontuação. No pódio masculino, os homens tomaram conta, diferente das mulheres.
No entanto, se Narasaki terminou com boa pontuação, Mori Ai fez seu resultado parecer pontuação de 3° lugar com seus absurdos 190.9 pontos. Por curiosidade, este foi o terceiro ouro em três participações na Copa do Mundo de Mori.
“Estou muito feliz por ganhar uma medalha em meu próprio país”, disse a japonesa de 19 anos momentos antes da cerimônia de entrega da medalha. “Hoje foi divertido, embora tenha sido muito difícil competir em ambas as disciplinas.”
Como dito, no pódio feminino já não aconteceu a mesma dominância. Porém, o que não faltaram foram japonesas entre as melhores finalistas.
De fato, a estadunidense Natalia Grossman chegou bem e beliscou a medalha de prata com os seus também expressivos 171,2 pontos. Na sequência, a sul-coreana Seo Chaehyun completou o pódio com a pontuação acumulada de 131,8.
Top 8 pontuações finais:
- Mori Ai (Japão) – 190.9
- Grossman (Estados Unidos) – 171,2
- Chaehyun (Coréia do Sul) – 131,8
- Raboutou (Estados Unidos) – 126,0
- Nonaka (Japão) – 104,0
- Tanii (Japão) – 97,3
- Ito (Japão) – 74,9
- Krampl (Eslovênia) – 63,8
Próxima temporada – E agora?
A saber, a IFSC World Cup Series 2023 começará em abril de 2023, em Hachioji (Japão). Em suma, levando ao IFSC World Championships Bern 2023, o primeiro evento de qualificações para os Jogos Olímpicos 2024 (Paris).
Foto destaque: Olympics.com

Trabalho com esportes em geral, além dos americanos, redação e SEO há alguns anos. Coberturas em Taça Brasil FA, Superliga Masculina/Feminina, NBB, LNF e Powerlifting. Somo experiências em portais como Quinto Quarto, Esportelândia, Minha Torcida, Futebol Interior, entre outros.
Obcecado pelo diferente, tento poetizar quando as notas merecem um tom especial. Longe de ser poeta, apenas um aprendiz, mas o jornalismo, esporte, verdade e escrita foi o meio que encontrei de me conectar com a raiz.