A quiropraxia é a área da saúde que trata e previne doenças dos sistemas nervoso, muscular e esquelético por meio de uma terapia manual, principalmente manipulando as articulações. Faz parte da técnica do quiropraxista diagnosticar e tratar a má posição das articulações, que porventura estão interferindo na função normal de músculos e nervos.
As técnicas de quiropraxia tratam, por exemplo, casos como:
- Dores na coluna lombar
- Hérnia de disco e dor ciática
- Dores no pescoço
- Dores e tensão muscular
- Problemas nas articulações (ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo)
- Restrições a movimentações
Atualmente a quiropraxia no Brasil passa por um processo de reconhecimento e legalização da profissão. Tramita no congresso um projeto de lei elaborado em 2001 (PL114/2015) que visa legalizar a profissão no Brasil. Importante lembrar que o profissional de quiropraxia não é praticante de medicina holística, como muitos acreditam, e sim uma profissão que possui graduação em curso universitário de quatro a cinco anos de duração.
Popularmente confundida como uma “massagem terapêutica”, a quiropraxia não é ensinada em cursos livres de especialização do assunto. Somente deve ser realizada com um profissional devidamente graduado e credenciado.
Por isso, logo na primeira consulta, um profissional de quiropraxia procurará esclarecer toda e qualquer dúvida a respeito do tratamento, além de procurar conhecer o histórico clínico do paciente e a realização de exames físicos para a detecção de algum problema.
Benefícios para atletas
Como todo atleta de médio a alto desempenho sempre está sujeito a lesões em duas articulações, assim como possui necessidade de recuperação de contusões aceleradamente, a quiropraxia é uma excelente alternativa para o tratamento. As técnicas de quiropraxia podem ser utilizadas junto com tratamento fisioterápico e, assim, potencializar a recuperação do lesionado.
Mas a quiropraxia não fica somente restrita à tratamento, pois possui várias técnicas que visam melhorar o desempenho de atletas, geralmente buscando extinguir toda e qualquer fonte de dor muscular, recuperando a movimentação normal das articulações.
O objetivo desta recuperação de movimentos é para evitar desequilíbrios e sobrecargas, os quais são motivos de lesões corriqueiras oriundas de intensidades de treinamento incorretas, compensações físicas, fragilidade muscular e desgaste crônico e agudo.
Porém, como dito acima, a quiropraxia não é uma ciência que deva caminhar sozinha, assim como todos as outras ciências de saúde. Deve haver um acompanhamento multidisciplinar (como a fisioterapia ou acupuntura) para a recuperação total e otimizada do atleta.
Para mais informações a respeito de instituições e tratamento: http://www.quiropraxia.org.br