Comissão Tripartite: O que é e por que ela irá impactar a escalada nas olimpíadas?

Você sabe o que é Comissão Tripartite? Saiba que ela pode definir a presença de um sul-americano nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Conforme publicado em primeira mão à época pela Revista Blog de Escalada, as vagas para a escalada nas olimpíadas serão distribuídas de acordo com vários eventos organizados pela International Federation of Sport Climbing (IFSC).

Ao todo serão distribuídas 20 vagas para cada gênero. Ou seja, serão 20 vagas para homens e outras 20 vagas para mulheres. Há cerca de 10 dias, os primeiros 7 atletas de cada gênero garantiram a vaga.

Porém das 40 vagas totais, duas já estão reservadas para o país sede e mais duas para um convidado da Comissão Tripartite. Portanto, vagas a serem disputadas são 36 vagas (18 masculino e 18 para o feminino).

Os critérios para a escolha dos atletas do país sede, a federação japonesa de escalada esportiva ainda não divulgou. Inclusive, a demora e o silêncio da federação japonesa vem causando irritação em parte da mídia especializada no ocidente.

Mas e as outras duas vagas (uma para o masculino e outra para o feminino)? Estas serão definidas pela Comissão Tripartite.

O que é uma Comissão Tripartite?

Foto: IFSC/Eddie Fowke

As Olimpíadas de 2020 que serão realizadas em Tóquio terão 33 modalidades esportivas, com a expectativa de participação de mais de 11.000 atletas, os quais representarão mais de 204 países. Em cada um destes esporte nas Olimpíadas, uma certa quantidade de lugares é reservada para convites da Comissão Tripartite (três organizações olímpicas, daí o nome que dá a ideia de “três partes”).

Os convidados são os países que geralmente não competiram nesse esporte nas Olimpíadas antes, ou que tiveram poucas pessoas qualificadas nos anos anteriores. Como a escalada está estreando nas Olimpíadas de Tóquio 2020, existe uma grande “área cinza” nesta escolha.

Esta comissão é uma espécie de colegiado formado pelos Comitês Olímpicos Nacionais (no caso o comitê olímpico do Japão, país sede), Comitê Olímpico Internacional (COI) e o IFSC.

A Comissão Tripartite possibilita a atletas competirem nas Olimpíadas, quando não se qualificaram devido às limitações socioeconômicas em seus países de treinar ou competir. A decisão é feita baseada no espírito de universalidade dos jogos olímpicos.

O Comitê Tripartite elabora um documento com uma lista de quais países são elegíveis e o que eles precisam para pleitear a vaga. Das 104 vagas disponíveis, a escalada recebeu duas. A partir daí, o corpo diretivo, no caso o IFSC, estabelece quais são os eventos de qualificação para receber o convite.

Se um atleta preencher os critérios de elegibilidade, o Comitê Tripartite iniciará o processo em janeiro de 2020, enviando um convite ao comitê nacional, para indicar o candidato à vaga. Depois o comitê nacional envia uma inscrição para, então, o comitê tripartite decidir quem entra.

Como o convite da Comissão Tripartite impactará a escalada?

Foto: IFSC/Forrest Liu

Para os competidores de escalada serem elegíveis para o convite da Comissão Tripartite, o atleta precisava competir no Campeonato Mundial Combinado da IFSC 2019 em Hachioji. Este foi o único evento disponível para convite da Comissão Tripartite. O IFSC somente disponibilizou este evento para a seleção dos candidatos ao convite da Comissão Tripartite.

Para ser convidado, o IFSC estabeleceu que o atleta deveria ter recebido financiamento do fundo “Olympic Solidarity”, que é concedida a atletas para viagens e acomodações, treinamento e participação em eventos. Ou seja, se o atleta viajou com financiamento de patrocínios particulares, ou mesmo ajuda do estado, ele já não é elegível na hora de uma decisão para convite da Comissão Tripartite.

A partir disso aparece o primeiro problema para o IFSC resolver: o atleta paquistanês Zaheer Ahmad (especializado em escalada de velocidade), recebeu esse financiamento que cobriu alguns de seus voos e acomodações para a edição extra do Campeonato Mundial de Escalada em Hachioji.

Era só Ahmad comparecer sozinho sem um treinador. Mas o paquistanês apenas participou das competições de boulder e velocidade, mas não para a escalada guiada, no formato Olímpico (combinado).

Resumindo: Zaheer Ahmad não se classificou para ser elegível para o convite da Comissão Tripartite.

Se Ahmad tivesse competido (sem precisar se inscrever, apenas participar) na disciplina de escalada guiada no evento do formato olímpico (combinado), poderia ter sido convidado para as Olimpíadas de 2020 pela Comissão Tripartite.

Ainda não há certeza, mas parece que Ahmad de recorrer ao IFSC, ou ao comitê olímpico e Comissão Tripartite, por uma vaga. Zaheer Ahmad está falando com a Federação Nacional do Paquistão e eles ainda decidirão como proceder.

Com nas condições da Comissão Tripartite (receber financiamento que cubra voos e acomodações), o Paquistão era o único país que tinha direito ao convite. Os outros países tiveram muitos participantes em jogos olímpicos anteriores e não entraram na lista de países elegíveis.

Após a edição extra do Campeonato Mundial de Escalada em Hachioji, e a eliminação de Zaheer Ahmad, surgiram algumas perguntas sobre os convites olímpicos da Comissão Tripartite. O IFSC ainda não se declarou sobre o caso.

Como parece que “sobrou” uma vaga, já é consenso comum, especialmente entre os atletas que ambicionam uma vaga na olimpíada, que o IFSC deva esclarecer algumas regras suficientemente bem ao público. Há quem faz força nos bastidores para hipótese de que o convite da Comissão Tripartite se estenda então a países da América do Sul e África.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.