COI cria novo evento de qualificação para Paris 2024 para a escalada esportiva

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a criação de uma nova série classificatória olímpica de quatro esportes para Paris 2024. Este é um projeto da Agenda Olímpica 2020+5 , que foi apresentado na sexta feira ao Conselho Executivo do COI.

A nova série de qualificação olímpica liderada pelo COI incluirá quatro esportes: BMX freestyle, breakdance, skate e escalada esportiva. A série de três eventos, em estilo de festival, reunirá os melhores atletas de cada um dos quatro esportes em um parque urbano, enquanto competem para se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Realizados em espaços compactos do centro da cidade durante quatro dias, entre março e junho de 2024, os festivais oferecerão uma nova experiência olímpica aos fãs de todo o mundo, misturando esporte com música, arte e cultura. A qualificação baseia-se na recomendação 6 da Agenda Olímpica 2020+5 “Melhorar e promover o caminho para os Jogos Olímpicos”.

O COI trabalhará em estreita colaboração com as quatro Federações Internacionais parceiras (International Federation of Sport Climbing, Union Cycliste Internationale, World DanceSport Federation e World Skate), que permanecerão responsáveis ​​pela execução de suas respectivas competições

Esses três eventos farão parte dos respectivos sistemas de qualificação de Paris 2024 para cada esporte. Portanto, o evento abre a remota possibilidade de que um sul-americano, na hipótese de Canadá e EUA tiverem a cota preenchida, se classificar.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.