Montanhista sobrevive 23 minutos soterrado em 20 metros de neve após avalanche

Guillermo Benegas, mais conhecido como “Willie” no mundo do montanhismo, está vivo gaça ao que muitos denominam como “milagre”. Enquanto guiava um grupo de seis montanhistas no Big Cottonwood Canyon os EUA, uma avalanche surpreendeu o argentino em plena ascensão.

Embora ele tenha sido resgatado vivo depois de passar 23 minutos sob quase 20 metros de neve, teve seis costelas quebradas e um pulmão perfurado. Embora tudo tenha acontecido há três semanas, os detalhes do acidente de Benegas foi revelado em um depoimento ao blog do jornalista norte-americano Alan Arnette.

Arnette foi entrevistado em vídeo pela Revista Blog de Escalada em 2021. Na entrevista a jornalista norte-americano, Guillermo Benegas declarou que “estava sentado em uma área íngreme sob algumas rochas, observando meus clientes descerem a encosta. Não me lembro como quebrou, mas a laje se soltou. Gritei ‘avalanche’, mantendo meus olhos nos meus clientes. A última coisa de que me lembro foi de ver meu cliente esquiando em segurança quando comecei a surfar na onda. Depois, tudo ficou em branco”.

Apesar de sua experiência comprovada em subidas às montanhas mais altas do mundo, incluindo o Monte Everest (o qual escalou 26 vezes e chegou ao cume 13), o montanhista argentino não conseguiu escapar da gigantesca massa de neve que caiu sobre seu corpo.

“A neve cobria todo o meu corpo, não me permitia me mexer, me sentia completamente paralisado. Depois que parei, pedi ajuda três vezes, mas depois minha experiência de sobrevivência começou fazer a diferença e me acalmei, sabendo que meus companheiros de equipe começariam a me procurar”.

Enquanto seus companheiros de grupo cavavam em diferentes pontos em busca de sua posição, um deles ligou para o 911 para solicitar reforços. De acordo com o Utah Avalanche Center, cinco minutos após a liberação, o grupo de busca e resgate chegou e levou mais uma hora para chegar ao local da zona de pouso para finalizar a evacuação por helicóptero.

“Willie” foi levado de helicóptero para um hospital local em estado crítico, mas estável. Lá foi constatado que ele havia sofrido a fratura de seis costelas (quatro do lado esquerdo e duas do lado direito), além da perfuração de um de seus pulmões e ferimentos no rosto devido ao forte impacto. O argentino estimou que a recuperação levará cerca de dois meses.

Para ajudar financeiramente “Willie” em sua reabilitação, Karen Diener, uma montanhista argentina, abriu um financiamento coletivo no GoFundMe que, no momento da redação desta nota, Já ultrapassou os 26 mil dólares.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.