Menina de 12 anos encadena via de 9a no Rio Grande do Sul

A escaladora gaúcha Amanda Criscuoli, de apenas 12 anos, encadenou a via “Premonição” de graduação 9a brasileiro (7c francês), no local de escalada conhecido como Gruta da Terceira Légua, em Caxias do Sul-RS. O local de escalada é o mais popular entre os escaladores esportivos do Rio Grande do Sul e um dos principais do Brasil. Com 41 vias, das quais maioria possui inclinação negativa e teto, a Gruta da Terceira Légua atrai escaladores de todo o Brasil durante a temporada de escaladas. A rocha do lugar é a vulcânica.

Até o momento, foi noticiado que a via mais difícil encadenada por um jovem no Brasil foi João Barbosa, que no ano passado encadenou uma via graduada como 9b brasileiro (7b francês) aos 13 anos. João Barbosa, natural do estado do Rio de Janeiro, já escalava sétimos e alguns oitavos com 12 anos de idade. Portanto, o feito de Amanda Criscuoli a faz entrar para a história do esporte brasileiro.

Amanda Criscuoli

Foto: Deivis Tavares

Com a conquista, a escaladora Amanda Criscuoli tornou-se a escaladora mais jovem do Brasil a encadenar uma via desta dificuldade. Criscuoli vem colecionando marcas e conquistas em sua breve carreira de escaladora. Além disso, a jovem visita constantemente vários lugares de escalada esportiva da América do Sul como Lapa do Seu Antão e Serra do Cipó em Minas Gerais, Piedra Parada na Argentina e Siurana na Espanha.

Criscuoli é destaque na mídia especializada desde 2016, quando tinha apenas 9 anos de idade. Aos 10 anos de idade já tinha sido a brasileira mais jovem a encadenar um 8a brasileiro (7a+ francês). A notícia foi publicada em primeira mão pela Revista Blog de Escalada à época.

Amanda Criscuoli

Foto: Deivis Tavares

Ontem, quase três anos depois, foi a vez de Amanda Criscuoli novamente fazer história na escalada brasileira e tornar-se a mais jovem a encadenar uma via de graduação 9a brasileiro (7c francês).

A conquista, como é de praxe, foi toda documentada e filmada por sua família. O vídeo da cadena de Amanda Criscuoli está no topo do artigo.

Amanda Criscuoli

Foto: Deivis Tavares

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.