Mineiro de 19 anos encadena 11a e torna-se o terceiro mais jovem brasileiro a escalar esta graduação

O escalador mineiro, natural de Itamonte-MG, Alex ‘Alekinho’ Mendes, encadenou no dia de ontem a via “Comando Vermelho“, graduada como 11a brasileiro (8c francês) e localizada na Serra do Cipó, em Minas Gerais. De acordo com declarações do próprio escalador à Revista Blog de Escalada (escute os áudios abaixo), precisou de aproximadamente dois meses e meio a três meses, somando um total de 37 tentativas, para conseguir realizar a ascensão.

A via, embora seja relativamente curta, de acordo com as informações dos escaladores locais, é constituída de dois boulders de graduação V9 em sequência e sem descanso. Nos áudios abaixo, Alex Mendes agradece a todos os seus patrocinadores e apoiadores em seu projeto de vida.

A preparação para a conquista também não foi fácil para Alex Mendes. Junto de seu treinador, Anderson Luiz Machado, elaborou uma planilha de treinos que mesclava atividades na rocha e em muro de escaladas. O treinamento exigia disciplina e comprometimento.

Além disso, consultou um profissional de nutrição e teve de melhorar sua composição muscular, chegando a emagrecer 2 kg. No áudio abaixo, Alex Mendes relata quem foi que o ajudou nos bastidores para a sua conquista.


Mendes relatou também que a cadena saiu na sua quarta tentativa do dia e a via “Comando Vermelho” foi a primeira ascensão de uma via com esta graduação em sua breve carreira.

Quem é Alex Mendes

Foto: Fábio Moreira Pereira – https://www.instagram.com/fmoreira_99/

Alex Mendes Barbosa júnior, conhecido popularmente como Alekinho em seus círculos sociais, iniciou na escalada quando tinha apenas 11 nos de idade e foi incentivado à época pelo escalador local Felipe Guimarães, que viu o potencial que Mendes já demonstrava.

Alex, há cerca de quase dois anos, foi destaque no Circuito Mantiqueira de Boulder, chegando a ficar no lugar mais alto do pódio em uma final muito disputada.

O Circuito Mantiqueira de Boulder foi um torneio de várias etapas e realizado de forma independente (sem ser vinculado a federações ou ligas independentes). à época foi a competição de escalada mais bem-sucedida do Brasil.

Foto: Fábio Moreira Pereira – https://www.instagram.com/fmoreira_99/

O escalador mineiro também confessou que não quer ficar somente escalado em um lugar, e já anunciou seu destino para o final do ano: o local de escalada argentino Piedra Parada.

Na Argentina Alex Mendes espera manter o ritmo e aprimorar ainda mais a sua escalda à vista.

A saga do primeiro 11a brasileiro

O grau mais difícil encadenado por um escalador brasileiro, com a graduação confirmada e não contestada, é um 12a, pelo escalador paulista Felipe Camargo, no primeiro semestre de 2017, quando encadenou a via “Papichulo” de dificuldade graduada em 9a+ francês (12a brasileiro).

Porém a história da conquista do primeiro 11a brasileiro é cercado de controvérsias.

O escalador mais jovem a escalar uma via 11a brasileiro (8c francês) é o paulista Felipe Camargo que, à época com 17 anos encadenou a via “Ali Hulk”, localizada em Rodellar na Espanha. Entretanto, Camargo não foi o primeiro brasileiro a encadenar uma via desta dificuldade, como aparece erroneamente em alguns sites na internet. O segundo mais jovem foi o paulista Felipe Foganholo, também em uma via que possui a graduação contestada.

É considerado que o primeiro 11a brasileiro foi encadeando pelo gaúcho Vinicius Tordero, na via “Disciplina não ter, Jedi não será” localizada em Caxias do Sul, no local conhecido como Gruta da Terceira Légua. Até o momento a via não foi decotada e teve a sua graduação confirmada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.