Adam Ondra faz ascensão da via “Erebor” e a decota para 12b

O escalador tcheco Adam Ondra decidiu passar uma temporada na cidade italiana de Arco, para onde se mudou no início de setembro. Assim que chegou à região de Trentino, o escalador repetiu “Erebor” , linha conquistada e libertada por seu amigo Stefano Ghisolfi em janeiro de 2021.

O percurso foi classificado como 9b/+ (12b/12c brasileiro), e, conforme noticiado em primeira mão para a América Latina pela Revista Blog de Escalada, foi repetido por Laura Rogora no mês passado. A repetição de Rogora fez com que fosse declarada a primeira mulher da história a escalar este grau.

Infelizmente para os dois italianos, Adam Ondra decotou a linha para 9b francês (12b brasileiro). Ondra explicou imediatamente que ficou um pouco constrangido em “desvalorizar” o desempenho do jovem escalador, mas garantiu que Rogora tem condições de fazer muito mais.

Adam Ondra explicou em seu post em uma rede social que encontrou um método diferente do de Ghisolfi (que ele estima em 9b/+ francês – 12b/12c brasileiro) no crux, uma movimentação pouco ‘morfológica’, mas ainda adaptável. Sobre decotar a via Adam escreveu:

Sei que posso ser criticado por decotar o grau logo depois que ela foi liderada por uma mulher. A conquista de Laura em Erebor é uma das maiores conquistas da história da escalada, mas minha sugestão é uma opinião honesta, não uma forma de capturar a conquista. Sem falar no fato de que ela é definitivamente capaz de escalar ainda mais difícil.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.