Laura Rogora torna-se a primeira mulher da história a escalar via de 12c/13a

A escaladora italiana Laura Rogora entrou (mais uma vez) para a história da escalada esportiva mundial ao encadenar uma via graduada como 9b/9b+ francês (12c/13a brasileiro). A via, considerada a mais difícil da Itália e batizada com o nome de Erebor, fica localizada em Arco, e sua dificuldade foi proposta por Stefano Ghisolfi, que foi o conquistador e fez a primeira ascensão.

Com essa cadena, a escaladora torna-se a primeira mulher no mundo a ir além do 9b francês (12c brasileiro). A ascensão de Rogora, de 20 anos, também serve para calar as críticas dos que acreditam que se um (a) atleta se dedicar a competições prejudica seu rendimento na escalada em rocha.

“Foi uma honra realizar a primeira repetição da rota mais difícil da Itália, equipada e com a primeira de Stefano Ghisolfi”, Rogora comentou brevemente em seu perfil no Instagram para anunciar a repetição da via esportiva . Stefano não demorou a comentar a publicação e suas palavras não podem ser perdidas: “Aviso que Bibliografie não é muito mais difícil. Se você ainda não reservou suas férias para 2022, aceite isso como uma sugestão.

Erebor já é a via mais difícil no currículo de Laura Rogora e o primeiro 9b/9b+ francês (12c/13a brasileiro) feminino na história da escalada esportiva. Laura ‘estreou’ no 9b francês com Ali Hulk Extension Total sit start, em Rodellar, em julho de 2020. Até o momento, apenas Angela Eiter encadenou um 9b francês (12c brasileiro), com La Planta de Shiva, em Villanueva del Rosario na Espanha em outubro de 2017, e abriu as portas para as mulheres neste grau, como Julia Chanourdie e Laura Rogora.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.