A história de Edmund Hillary

Edmund Hillary e seu sherpa Tenzing Norgay se tornaram as primeiras pessoas a escalar o Monte Everest em 29 de maio de 1953.

Edmund Hillary possui uma história inspiradora que atravessa gerações. Confira mais a seguir.

+ Patagonia lança programa de parceria com cervejarias artesanais

Edmund Hillary não era ‘titular’ na expedição

Bem, George, nós derrubamos o desgraçado. – disse Sir Edmund Hillary a George Lowe depois que ele e seu sherpa Tenzing Norgay se tornaram os primeiros homens a escalar o Monte Everest.

Embora Hillary e Norgay fossem montanhistas experientes, eles quase não fizeram sua escalada histórica. Parte de uma expedição britânica, Hillary e Tenzing foram o segundo par de escaladores em potencial, precedidos três dias antes pela dupla de Tom Bourdillon e Charles Evans.

Quis o destino que Bourdillon, ex-presidente do Oxford Mountaineering Club, e Evans, um neurocirurgião, interrompessem sua tentativa a apenas 100 metros do cume quando um de seus aparelhos de oxigênio apresentou defeito.

Em 28 de maio de 1953, Edmund Hillary e Tenzing Norgay partiram em sua própria tentativa de alcançar o pico indescritível do Monte Everest. Eles teriam sucesso um dia depois, mas foi apenas o começo de uma longa vida de aventuras para Hillary.

O filho de um apicultor desengonçado da Nova Zelândia escalou com sucesso o Monte Everest e se tornou uma das pessoas mais influentes do século XX.

Começo de Edmund Hillary

Hillary nasceu em 20 de julho de 1919, em Auckland, Nova Zelândia. O pai de Edmund era apicultor enquanto sua mãe era conhecida por sua capacidade de criar abelhas rainhas.

Embora o jovem tenha participado brevemente da apicultura com seu pai, Edmund começou a desenvolver outros interesses quando adolescente.

A saber, participou de uma viagem escolar de esqui ao Monte Ruapehu, no Parque Nacional de Tongariro, aos 16 anos. Lá, ele desenvolveu sua paixão pela escalada.

Em suma, ele escalou seu primeiro pico em 1939, o Monte Ollivier, perto do Monte Cook. No entanto, os eventos mundiais logo iriam atrapalhar.

Edmund participou da Segunda Guerra Mundial através da Força Aérea Real da Nova Zelândia, servindo até que um grave acidente de barco o deixou gravemente queimado.

Paixão que supera a dor

(Divulgação/Wikimedia Commons) Edmund nos tempos de Força Aérea Real da Nova Zelândia

(Divulgação/Wikimedia Commons) Edmund nos tempos de Força Aérea Real da Nova Zelândia

As feridas da guerra não diminuíram sua paixão pela escalada. Hillary conseguiu escalar enquanto treinava em Marlborough e, após o acidente de barco, se recuperou nos Alpes do Sul, onde conheceu Harry Ayres, um famoso alpinista neozelandês.

Em seguida, Edmund Hillary colocou o Monte Everest como grande meta. Após se recuperar dos ferimentos, Edmund Hillary entregou-se totalmente ao seu amor pela escalada.

Ele escalou o Monte Cook em 1948, escalou Jungfrau nos Alpes suíços em 1949 e participou de uma expedição ao Garhwal Himalaia, onde subiu picos de mais de 20.000 pés (6,1 km) de altura. Dentro disso, Hillary foi convidado a participar de uma expedição britânica de 1951 ao Everest.

O indescritível Monte Everest

Divulgação/Wikimedia Commons

Divulgação/Wikimedia Commons

O Monte Everest, com 29.032 pés (8,85 km) de altura, há muito era indescritível para os alpinistas. Sete grandes expedições partiram para alcançar seu cume entre 1920 e 1952, mas todas falharam.

De fato, a expedição de 1951 também falhou, mas a de 1953 – liderada por John Hunt e incluindo, novamente, Edmund Hillary – foi bem-sucedida.

Esta expedição foi composta por mais de 400 pessoas – alpinistas, carregadores e sherpas – incluindo o sherpa de 39 anos chamado Tenzing Norgay. Norgay era um alpinista experiente que navegara pelos picos traiçoeiros do Everest várias vezes, sorte a de Edmund tê-lo por perto.

A conquista de Edmund Hillary

(Divulgação/Wikimedia Commons) Edmund Hillary e Tenzing Norgay

(Divulgação/Wikimedia Commons) Edmund Hillary e Tenzing Norgay

Muitas vezes me perguntam se sempre estive confiante de que chegaríamos ao cume do Everest. Posso dizer não.

Só quando estávamos a cerca de 15 metros do topo eu estava completamente convencido de que iríamos realmente chegar ao cume. – disse Hillary mais tarde à Smithsonian Magazine.

Em 28 de maio de 1953, Edmund Hillary e Tenzing Norgay partiram. Acamparam a 27.900 pés (8,5 km) perto do cume, onde passaram uma noite gelada sem dormir.

Então, em 29 de maio, o grande dia. Ao se aproximarem do pico, Hillary subiu o que hoje é conhecido como “Degrau Hillary”.

Mais alguns golpes do machado de gelo na neve firme e ficamos no topo. – relembrou Hillary o que disse a Norgay nos metros finais.

Às 11h30, os dois homens se viram no topo do mundo.

Acho que meu primeiro pensamento ao chegar ao cume – é claro, fiquei muito, muito feliz por estar lá, naturalmente – mas meu primeiro pensamento foi um pouco de surpresa.

Fiquei um pouco surpreso por estar aqui, Ed Hillary, no topo do Monte Everest. Afinal, essa é a ambição da maioria dos montanhistas. – confessou Hillary.

Dentro disso, um momento curioso. No cume, Hillary ofereceu a Norgay um aperto de mão, mas Norgay logo puxou Hillary para um abraço entusiasmado.

Ele jogou os braços em volta dos meus ombros – estávamos com máscaras de oxigênio e tudo – e ele me deu um tapa nas costas e eu bati nas costas dele…. realmente foi um momento bastante demonstrativo.

E ele certamente ficou muito, muito emocionado quando chegamos ao cume do Everest. – disse Edmund.

A saber, ambos passaram cerca de quinze minutos no pico, tirando fotos e enterrando pequenos itens (Norgay enterrou doces e Hillary deixou um crucifixo).

Legado após o Everest

Divulgação/Public Domain

Divulgação/Public Domain

Edmund Hillary e Tenzing Norgay emergiram de sua escalada de sucesso como celebridades mundiais. Hillary foi condecorado e Norgay (que não era cidadão britânico) recebeu a Medalha do Império Britânico.

Como parte de seu legado, Hillary não descansou. Seguiu ajudando a explorar a Antártida como membro da Expedição Britânica Transantártica. Atravessou os rios do Nepal e até embarcou em uma busca pelo abominável homem das neves.

Hillary também estabeleceu o Himalayan Trust, por meio do qual prestou vários serviços benéficos aos povos do Himalaia no Nepal. O Himalayan Trust construiu escolas, hospitais e aeródromos.

Dessa forma, as contribuições de Hillary acabaram levando-o a ser cidadão honorário do Nepal.

Por fim, Sir Edmund Hillary morreu em 11 de janeiro de 2008, aos 88 anos. Ele deixou um legado considerável que os alpinistas perseguiram desde então.

Após a expedição de 1953, mais de 6.000 pessoas escalaram o Monte Everest. O filho de apicultores se tornou uma lenda pela coragem, paixão e sabedoria.

A vida é um pouco como o montanhismo. Nunca olhe para baixo. – Sir Edmund Hillary.

 

Foto destaque: Divulgação/Antarctica21

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.