Monte Everest é provavelmente a palavra mais pesquisada sobre o Nepal no Google. Conhecida como o pináculo do montanhismo, a montanha atraia exploradores de todo o mundo. Quando James Whittaker, primeiro norte-americano a subir o Monte Everest em 1963, ele foi premiado com a Medalha Hubbard pelo presidente dos EUA, John F. Kennedy.
Foi então que uma legião de pessoas ao redor do mundo viu na escalada à montanha uma oportunidade para fama e glória, que poderiam ser exploradas para palestras motivacionais para vendedores desmotivados. Inúmeros livros foram escritos sobre a montanha e, todos os anos, centenas de artigos são produzidos sobre a montanha e as pessoas que a escalam.
Vale destacar que os filmes sobre o Everest não são menos procurados. Isso porque um filme pode apresentar informações que posteriormente podem vir a ser conhecimento e despertar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento e pela pesquisa do assunto.
Filmes são ferramentas que permitem a socialização, aprendizagem e o desenvolvimento de diversos conhecimentos e habilidades entre montanhistas e sociedades em geral. Uma das principais ações dos filmes, especialmente passados em salas de cinema, é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir.
Ao longo da história, bons filmes sobre o Everest, que mostraram como as pessoas escalam, o que é preciso para subir a montanha, como o corpo se adapta à zona da morte e o que significa chegar ao topo do ponto mais alto do planeta.
The Epic of Everest (1924)
“The Epic of Everest”, documentário de 1924 dirigido por John Noel, é um dos primeiros do gênero a serem feitos sobre escalar o Monte Everest. Filmado no lado norte da montanha, o documentário mostra a tentativa de George Mallory e Andrew Irvine.
O diretor John Noel era um explorador que tentou, mas não conseguiu, chegar ao Everest através do Tibet em 1913. A publicidade em torno do filme provocou um incidente diplomático, conhecido como “o caso dos Lamas Dançarinos”, que atrasou futuras expedições e pode ter desestabilizado o governo tibetano
O filme ajudou a estabelecer uma visão redentora da expedição fracassada onde Mallory e Irvine morreram. É um documentário único que mostra como era a escalada no início de 1900, as coisas que tinham que levar em consideração e o estilo de vida local das pessoas que viviam nas montanhas.
The Conquest of Everest (1953)
“The Conquest of Everest” é um documentário britânico de 1953, feito em Technicolor (processo que usava uma câmera na qual a luz era dividida por lentes em três cores complementares) dirigido por George Lowe sobre várias expedições ao cume do Monte Everest. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário.
O filme conta a história dos dois primeiros homens que escalaram o MonteEverest (Tenzing Norgay Sherpa e Edmund Hillary) e educa o público sobre as tentativas anteriores de escalar a montanha e o que os dois fizeram de maneira diferente.
O filme também destaca como eles se prepararam para escalar, os acampamentos de aclimatação e captura a pura emoção de Sherpa e Hillary após alcançarem o até então era considerado “impossível”.
The Man Who Skied Down Everest (1975)
The Man Who Skied Down Everest é um documentário sobre o montanhista japonêes Yuichiro Miura que desceu o Monte Everest em 1970. O documentário, que ganhou o Oscar em 1976 e brinda o público com um pano de fundo sobre Miura e como ele planejava esquiar na montanha mais alta do mundo.
Sem dúvida, um dos filmes mais interessantes sobre o Everest, que mostra que Miura esquiou 2.000 m em dois minutos e 20 segundos e caiu 400 m pela face do Lhotse logo abaixo do colo sul. O montanhista japonês usou um grande paraquedas para retardar sua descida.
No Ar Rarefeito: Morte no Everest (1997)
Into Thin Air: Death on Everest (No Ar Rarefeito: Morte no Everest) é um filme de televisão sobre a tragédia de 1997 e é baseado nas memórias do jornalista e escritor Jon Krakauer em seu livro Into Thin Air.
Este é um dos filmes sobre o Everest que mostra o lado negativo do montanhismo comercial e conta a história de que oito montanhistas foram mortos e vários outros ficaram presos por uma tempestade. A produção mostra como montanhistas inexperientes em uma montanha como o Everest tiveram um papel importante na morte de pessoas.
Outro filme foi feito em 2015 intitulado Everest, baseado no mesmo livro escrito um ano após o desastre, possui uma importância significativa na história do Everest e do montanhismo comercial.
The Wildest Dream (2010)
The Wildest Dream é um documentário de 2010 sobre o montanhista George Mallory que desapareceu no Monte Everest em 1924 com seu parceiro de escalada Andrew Irvine. Talvez seja um dos melhores filmes sobre o Everest. O filme também mostra como Anker e o britânico Leo Houlding tentam imitar a maneira como Mallory e Irving escalou o Monte Everest no início do século XX.
O filme entrelaça duas histórias, uma sobre o Conrad Anker (que descobriu o corpo de Mallory no Everest em 1999) retornando ao Everest para investigar o desaparecimento de Mallory e a outra uma biografia de Mallory contada por meio de cartas (lidas por Ralph Fiennes e Natasha Richardson), fotos de arquivo e filmagens originais da década de 1920.
O filme recebeu inúmeras críticas positivas dos críticos quando foi lançado nos EUA. The Wildest Dream no Rotten Tomatoes, possui 77% de aprovação, com base em 35 avaliações com uma pontuação média de 6,87/10. O filme pode ser assistido gratuitamente no Documentary Area.
Sherpa: Trouble on Everest (2015)
Sherpa: Trouble on Everest é um dos documentários mais importantes sobre o Monte Everest, pois foca em Phurba Tashi que, em 2015, já havia escalado a montanha 21 vezes. O filme também mostra como os sherpas nepaleses, apesar de serem excelentes em montanhismo, nunca receberam o devido crédito que mereciam.
A produção mostra a dura realidade desses sherpas que tornam possível escalar uma montanha como o Monte Everest, pois mostra como 16 montanhistas de apoio (eufemismo comercial para sherpas) nepaleses morreram na montanha quando a cascata de gelo de Khumbu desabou.
Porter: The Untold Story At Everest (2020)
Porter: The Untold Story At Everest documenta a história de Nathaniel James Menninger, um jovem norte-americano de classe média alta que tenta fazer história no Monte Everest tornando-se um dos primeiros carregadores estrangeiros a apoiar uma expedição à montanha.
Mas ao fazê-lo, experimenta um mundo muito acima de sua cabeça e acaba mostrando uma visão interna do lado mais sombrio do Everest e em como é difícil para um estrangeiro ingênuo tentar tornar-se sherpa.
É engraçado, emocionante e de partir o coração..

Freeman é o mais importante site sobre escalada e esportes de montanha do México e organiza o mais assistido festival de filmes outdoor da América Latina