O ressentimento infinito na sociedade

Deseja que seu e-mail seja lido no podcast? Escreva para [email protected]

Vamos falar sobre o ressentimento? Você já reparou que todo mundo dentro da escalada, e do montanhismo em geral, todos são brigados como todos?

O curioso é que quando você procura saber o motivo, acaba descobrindo que é, em geral, dos mais superficiais que existem. Para ser ter uma ideia, todos os dias na redação da Revista Blog de Escalada, sempre recebemos mensagens de pessoas ofendidas por uma análise, uma notícia ou mesmo uma avaliação de um equipamento.

ressentimento

Sempre ofendidos pelos motivos mais fúteis e infantis. E assim a escalada e o montanhismo brasileiro é hoje, em essência, um conjunto de feudos com xerifões ditando suas próprias regras e fazendo com que dentro do esporte se multiplique uma legião de sedentários culturais.

Tudo isso pelo ressentimento que uns guardam dos outros. Porque ninguém parece disposto a fazer uma autoanálise ou chegar a um consenso.

O ressentimento na sociedade brasileira está enraizado na sociedade. O ressentido não é alguém incapaz de esquecer ou perdoar, mas alguém que não quer esquecer, não quer superar. A atitude ressentida, de passividade queixosa, torna os sujeitos impotentes como agentes da transformação política que lhes interessa.

Participantes

Áudios enviados

Onde escutar

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.