Documentário de escalada em Cuba mostra onde o esporte é ainda considerado ilegal

A escalada em Cuba existe desde o final do século XX, quando os estrangeiros norte-americanos tomaram consciência do potencial de desenvolvimento em áreas como Viñales. O governo cubano ainda não reconhece a escalada como esporte oficial, por isso os moradores devem operar fora do radar para evitar atrair muita atenção.

Com a ajuda do autor do guia local, que infelizmente, está esgotado, Armando Menocal e do escalador local Tito Pimente, o cineasta Ramón Ruiz Sampaio explorou a história da escalada em Cuba. A escalada em Cuba baseia-se em torno do Valle de Viñales, que é Patrimônio Mundial da Humanidade, e está localizada na província montanhosa de Pinar del Río, que fica a aproximadamente 190 km a oeste de Havana (capital do país).

Valle de Viñales

Valle de Viñales

O Valle de Viñales tem como combinação a rocha calcária de alta qualidade, com 300 metros de altura, boa acessibilidade e um ambiente que sugere que Cuba é provavelmente o melhor destino de escalada esportiva do Caribe. O estilo de escalada envolve linhas improváveis, ​​através de impressionantes rochas calcárias pendentes.

Essas linhas envolvem tudo, desde estalactites a paredes crivadas de concreções em rocha calcária dura. A escalada é dividida em 6 áreas e 27 falésias diferentes, todas com fácil acesso a partir da cidade de Viñales, local popular na comunidade mundial desde os anos 1980. Atualmente, existem cerca de 250 vias de escalada, embora o potencial para muitas mais seja enorme, com a maioria das rotas na faixa de graus de 6a a 7c francês (6° a 9a brasileiro).

Sim, a escalada em Cuba é ilegal

Até o momento da publicação deste artigo, Cuba vive há quase 60 anos sob uma ditadura. O atual presidente é Miguel Díaz-Canel, que assumiu o governo em 2018, após a renúncia de seu antecessor e titular, Raúl Castro, que já governava o país há 10 anos.

Hoje Cuba se desenvolve a passos muito lentos. Do ponto de vista da população está longe de melhorar a curto prazo. Os salários são insuficientes, produtos necessários para a vida cotidiana são controlados, a maioria das instituições é comandada pelo governo e a corrupção continua sendo varrida para debaixo do tapete. Uma situação típica de qualquer ditadura (seja ela de esquerda ou direita).

O governo de Cuba proibiu a escalada (assim como maioria das outras atividades outdoor) nas montanhas do oeste em 2012. Embora alguns moradores e visitantes a contornem, escalar é ilegal no país.

Como as restrições de viagens dos norte-americanos a Cuba mudaram nos últimos anos, Viñales passou a ser um dos próximos grandes destinos de escalada da América do Norte, não apenas por sias falésias, mas por sua herança cultural.

Nas últimas três décadas a comunidade de escaladores cubanos tem crescido cada vez mais. Entretanto, não existe um corpo de resgate especializado da área de Viñales, tendo no local existindo somente serviços básicos de saúde no entorno.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.