Livro da semana: “The Mindful Athlete” – George Mumford

A prática esportiva organizada e reconhecida socialmente como conhecemos hoje é uma atividade relativamente nova. Como todos os produtos que usamos atualmente, são consequência da Revolução Industrial. Sim, a prática esportiva já existia na Grécia e Roma, especialmente praticada por gladiadores em lutas sangrentas e mortais.

Mas a organização destas práticas esportivas, como as conhecemos hoje, é algo bem recente na história da humanidade. Na Europa, no Século XIX, o crescimento populacional despertou o interesse pelas atividades físicas, possibilitando a criação de equipes e posteriormente a organização de competições, com regras determinadas, com entidades para reger estas disputas.

Por isso que ainda teimamos em acreditar que é uma atividade predominantemente física, com pouco uso do intelecto. Após transformar atletas em máquinas de vencer, o George Mumford é um excelente exemplo de que parte imprescindível de um treinamento, é também a meditação.

The Mindful Athlete

George Mumford | Foto: https://georgemumford.com/

Agora, se você é um fã de basquete, deve saber quem é Phil Jackson, o treinador das equipes campeãs da NBA Chicago Bulls e LA Lakers.

Jackson trouxe George Mumford para transformar seu jogo e começar a ganhar de maneira recorrente. As técnicas de meditação e de estimular a concentração de seus atletas que transformou toda a maneira de se pensar treinamento no esporte nos EUA.

George Mumford teve um começo muito interessante: jogava basquete na Universidade de Massachusetts quando as lesões o forçaram a se afastar do esporte pelo qual era verdadeiramente apaixonado. As coisas em casa não ajudavam, pois seu pai era alcoólatra.

Foi então que George começou a usar drogas, começando da maconha e chegando à heroína. Através da meditação, ele foi capaz de afastar o vício.

Mumford publicou seu primeiro livro, “The Mindful Athlete: Secrets to Pure Performance”, que é um híbrido de coletânea de memórias e um guia de instruções para meditação voltada à performance. Neste livro, o autor compartilha sua história e estratégias.

Inúmeros jogadores de basquete, mesmo o grande Michael Jordan, creditaram a Mumford por mudar a maneira de como praticavam o esporte. Suas técnicas transformam o desempenho de qualquer pessoa com um objetivo, seja ele um atleta olímpico, guerreiro de final de semana, executivo, hacker ou artista.

The Mindful Athlete

The Mindful Athlete

O ponto principal do livro é que o autor ensina constantemente que a atenção plena é mais do que apenas um chavão cultural. Não somente o astro Michael Jordan, mas Shaquille O’Neal e Kobe Bryant também devem muito a Mumford, assim como inúmeros outros atletas mundialmente famosos.

Com estilo de escrita realista e usando muitas referências culturais, “The Mindful Athlete: Secrets to Pure Performance” compartilha as estratégias e técnicas do professor de mindfulness para transformar seu próprio desempenho, seja você um atleta olímpico ou não.

Logo na introdução do livro (o primeiro capítulo está disponível gratuitamente do site do autor), Mumford enumera diversos vários feitos esportivos como parecendo coisas que apenas um super-herói poderia fazer.

Mas deixa explícito que para quem acredita nisso, engana-se. Qualquer feito esportivo ou conquista impressionante trata-se de treinar a mente e usar suas superpotências em potencial para alcançar o melhor desempenho.

O foco principal, que pode ser implementado em qualquer esporte, é o conceito da “atenção plena”. A pessoa precisa estar ciente de seus próprios pensamentos e emoções.

Para isso, é necessário praticar também a meditação da atenção plena, sentado, concentrado na respiração e praticando a consciência: mantendo-se consciente do que está acontecendo em sua mente e corpo no momento presente.

Ficha técnica

  • Título: The Mindful Athlete: Secrets to Pure Performance
  • Autor: George Mumford
  • Edição:
  • Ano: 2015
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Parallax Press

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.