Mosquetões – novas formas, conceitos e atributos

Hoje em dia, com toda a tecnologia de manufatura disponível no mercado, existe uma infinidade de produtos de escalada. Ao longo dos anos os fabricantes se dedicaram a aperfeiçoar ao máximo as utilizações dos seus equipamentos, sempre buscando evoluir e corrigir problemas que os equipamentos anteriores apresentavam.

O mosquetão, sendo um dos mais básicos equipamentos de escalada, foi uma das maiores “vítimas” dessa incessante evolução e entrar em uma loja de equipamentos de escalada e escolher entre tantas opções de mosquetões se tornou quase que um martírio. Não vamos entrar no mérito de detalhar os tipos de mosquetões, isso você pode fazer em um outro artigo escrito aqui. Vamos sim tentar dar uma luz nos detalhes mais específicos que você vê por aí e nem sempre sabe para que serve.

Tipos de gatilho

Maciço

Este é o tipo de gatilho mais encontrado e utilizado nos mosquetões. Existem muitas variações deste tipo de gatilho que iremos explorar mais abaixo.

Robusto e seguro, é utilizado em todas as aplicações na escalada.

Arame

Desenvolvido a partir do gatilho maciço, a grande vantagem desse tipo de gatilho é a redução de peso que proporciona, além do aumento na abertura total do gatilho (devido ao fato de o arame ser mais fino que o gatilho maciço).

Muito utilizado em costuras e em aplicações onde não é necessário trava.

Design do gatilho

Curvo

Projetado para ser utilizado em costuras, mais especificamente no lado onde a corda é clipada.

Esse mosquetão proporciona uma maior abertura do gatilho facilitando a passagem da corda pelo gatilho.

Formato 3D

Mais um design focado em aumentar a abertura do gatilho.

Quando aberto, o gatilho ultrapassa o eixo longitudinal do mosquetão, aumentando significativamente a sua abertura.

Fechamento do gatilho

Gancho

Primeiro sistema de fechamento do gatilho desenvolvido e ainda o mais utilizado.

Possui uma única desvantagem: quando necessário desclipar, o gancho às vezes pode “agarrar” dificultando a manobra

Keylock

Desenvolvido a partir da dificuldade de se desclipar mosquetões com fechamento em gancho. Muito mais prático para desclipar e com o mesmo nível de segurança no fechamento.

Atualmente algumas marcas adotaram esse sistema em 100% dos seus mosquetões de gatilho maciço.

Soluções criativas para gatilhos de arame

Nos mosquetões com gatilho de arame não é possível o sistema keylock. Pensando nisso, algumas marcas desenvolveram diferentes soluções para evitar o problema na hora de desclipar.

Uma delas é o “hoodwire” desenvolvido pela Black Diamond.

Tipos de travas

Rosca

Sistema de travamento mais comum utilizado.

Deve ser rosqueado manualmente para garantir o travamento do gatilho.

Travas automáticas

O sistema de trava automática foi desenvolvido para evitar que o escalador esqueça de travar o mosquetão. Ele possui uma mola que rotaciona a rosca quando o gatilho é fechado, evitando a necessidade de se rosquear manualmente.

Para abrir o gatilho, simplesmente gira-se a trava para o sentido oposto para que seja possível abrir o gatilho. Muito utilizado nos mosquetões de freios de asseguramento e rapel.

Travas automáticas 3 movimentos

Buscando evitar o destravamento acidental de gatilhos automáticos, algumas marcas desenvolveram sistemas mais elaborados, adicionando um movimento a mais para a abertura do gatilho, normalmente puxando o gatilho para baixo ou para cima.

Magnéticas

A Black Diamond buscou inovar no fechamento automático criando um fechamento magnético lateral no seu mosquetão Magnetron.

Gatilho gêmeo

A fabricante Grivel apostou em um novo design com dois gatilhos opostos e promete fechamento automático com menos peso e maior manuseabilidade.

Mosquetões contra carga transversal

Pensando em eliminar o problema de cargas transversais nos mosquetões durante o asseguramento, algumas marcas criaram sistemas diferentes para evitar que o mosquetão gire.

A maioria dos fabricantes de mosquetões acabou criando o seu próprio conceito. Para exemplificar, segue alguns mais comumente encontrados no mercado.

Gridlock – Black Diamond

DMM belay master

Edelrid Strike Slider

E você?

Conhece algum outro sistema ou tipo de mosquetão criado para algum uso específico que esquecemos de abordar?

Compartilhe conosco e nos ajude a divulgar o conhecimento.

montanha-segura-banner

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.