Wild And Wonderful: Premiado documentário sobre campeonato de psicobloc é liberado para visualização

A diretora americana Tara Kerzhner realizou um documentário sobre um campeonato de psicobloc que foi realizado nos EUA em 2016. O evento, batizado de PsicoRoc 2016, foi o primeiro campeonato da modalidade (totalmente realizado em rocha e não em parede artificial) em solo americano. A diretora tem em seu currículo diversas produções de escalada.

A palavra “PSICO” significa Psicológico, pois você escala muitos metros sem qualquer tipo de segurança e a palavra “BLOC” de Bloco ou falésia. A modalidade virou febre na Europa e países como Grécia, Itália, Irlanda e Inglaterra, adotaram o estilo de escalada de Maiorca.

No Brasil, há indícios que a modalidade começou parecido com Maiorca, muitos escaladores da década de 80 e 90, já frequentavam locais de escalada que hoje são clássicos, como cânions de Furnas e serra do Cipó em Minas Gerais e na pedra do Urubu/Urca no Rio de Janeiro e após as escaladas, os mesmos se refrescavam e brincavam nas cachoeiras, rios e mares destes lugares.

Os vencedores da competição foram Hayden Kennedy (que faleceu recentemente) e Inge Perkins. A competição foi realizada no Summersville Lake, uma reserva natural no estado americano da Virgínia. O grande atrativo da competição é que cada queda no crux, significa repetir tudo de novo para tentar a escalada novamente.

Para saber mais sobre a modalidade no Brasil acesse: http://blogdescalada.com

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.