Wild And Wonderful: Premiado documentário sobre campeonato de psicobloc é liberado para visualização

A diretora americana Tara Kerzhner realizou um documentário sobre um campeonato de psicobloc que foi realizado nos EUA em 2016. O evento, batizado de PsicoRoc 2016, foi o primeiro campeonato da modalidade (totalmente realizado em rocha e não em parede artificial) em solo americano. A diretora tem em seu currículo diversas produções de escalada.

A palavra “PSICO” significa Psicológico, pois você escala muitos metros sem qualquer tipo de segurança e a palavra “BLOC” de Bloco ou falésia. A modalidade virou febre na Europa e países como Grécia, Itália, Irlanda e Inglaterra, adotaram o estilo de escalada de Maiorca.

No Brasil, há indícios que a modalidade começou parecido com Maiorca, muitos escaladores da década de 80 e 90, já frequentavam locais de escalada que hoje são clássicos, como cânions de Furnas e serra do Cipó em Minas Gerais e na pedra do Urubu/Urca no Rio de Janeiro e após as escaladas, os mesmos se refrescavam e brincavam nas cachoeiras, rios e mares destes lugares.

Os vencedores da competição foram Hayden Kennedy (que faleceu recentemente) e Inge Perkins. A competição foi realizada no Summersville Lake, uma reserva natural no estado americano da Virgínia. O grande atrativo da competição é que cada queda no crux, significa repetir tudo de novo para tentar a escalada novamente.

Para saber mais sobre a modalidade no Brasil acesse: https://blogdescalada.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.