Temporada de montanhismo no Aconcágua inicia sob polêmica de pagamento de resgates

A temporada de montanhismo no Monte Aconcágua (6.962 m) de 2017/2018, compreendida de 20 de novembro deste ano a 15 de março do ano que vem, iniciou no começo desta semana (com muitas alterações nas regras). Todo montanhista que ingressar ao Parque Provincial Aconcágua, tanto latino-americanos quanto outras nacionalidades, terão de pagar por resgates realizados na montanha mais alta das Américas.

Conforme anunciado em primeira mão para o Brasil pela Revista Blog de Escalada em 2016, o Governo da província argentina de Mendoza cobrará por resgates, buscas e transporte de todos os montanhistas que estiverem escalando no Monte Aconcágua e necessitarem do serviço. A medida visa economizar um montante de 5,80 milhões de pesos (R$ 1,2 milhões) dos cofres públicos e o valor de ARG$ 40.000 (R$ 8.308,00) será pago pelos resgatados ou agências de turismo que exploram o montanhismo no local.

Foto: http://www.diariouno.com.ar/

Por isso quando os montanhistas que pretendem acessar as montanhas da região tirarem o permiso (licença oficial que permite chegar ao cume), estarão também obrigados a utilizar o cartão de crédito para reservar o direito de ser cobrado o possível uso do helicóptero. Caso não necessitem, a reserva não será cobrada e a cobrança será estornada.

A partir da temporada de 2017/2018 será cobrado, separadamente, os voos de helicópteros por todo e qualquer serviço de resgate e atendimento médico (alem de qualquer outra empresa prestadora destes serviços) pelos próximos quatro anos. A decisão, considerada polêmica por boa parte das agências de montanhistas mendocinas, irá encarecer os seguros de cada montanhista que tentar subir ao Monte Aconcágua.

Aliado a isso, outra polêmica é ser este ano o último para a cobrança diferenciada para latino-americanos. A partir de 2019 os valores serão unificados, igualando-se à categoria “extranjeros”.

Para maiores informações a respeito de novas tarifas de trekking e ascensões ao Aconcágua acesse: https://www.antisoutdoor.com/

ANTIS-OUTDOOR_banner800x100

There are 5 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.