USA Climbing se pronuncia sobre acidente em campeonato regional

A USA Climbing, entidade americana responsável por organizar os campeonatos de escalada, divulgou no final do dia de ontem um comunicado oficial a respeito de um acidente ocorrido em uma competição. O acidente aconteceu durante um campeonato de escalada, que aconteceu no último final de semana na cidade americana de Berkeley, localizada no estado americano da Califórnia. O evento foi realizado na academia Berkeley Ironworks e, segundo relatos divulgados, aconteceu por causa de uma segurança mal executada de um atleta.

O acidente não foi reportado pela imprensa local. Matthew Levine, o escalador que se acidentou, divulgou nota que passa bem e está em recuperação. De acordo com as declarações publicadas por Levine, não houve nenhuma lesão grave.

O acidente aconteceu durante a prova de escalada em velocidade e um vídeo do acidente (assista aqui) circulou nas redes sociais durante a semana. Usualmente em provas de escalada de velocidade a segurança dos escaladores é feita a partir de um equipamento automático de segurança conhecido como Perfect Descent.

O presidente da associação Kynan Waggoner, em sua declaração oficial publicada na terça-feira, afirmou que a entidade possui imensa preocupação com a segurança e integridade dos atletas. Afirmou ainda que o USA Climbing possui um comitê de gerenciamento de risco que irá reunir-se para analisar o caso. Além disso anunciou que este mesmo comitê está estudando as práticas de segurança que os voluntários devem aplicar mas provas do campeonato.

Para mais detalhes: http://www.usaclimbing.org

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.