Vídeo da quarta cadena de 12c da história é liberada para visualização

Na semana passada, o italiano Stefano Ghisolfi, de apenas 25 anos de idade, entrou para a história como o quarto escalador da história a conseguir encadenar uma via de dificuldade 9b+ francês (12c brasileiro). Desta maneira, Ghisolfi entrou para o seleto “clube” de escaladores que encadenaram uma via de 9b+ francês (12c brasileiro).

Até o momento, além do italiano, conseguiram encadenar uma via desta dificuldade Adam Ondra, Chris Sharma e Alex Megos.

A via que Stefano Ghisolfi encadenou foi a “Perfecto Mundo” e foi a sua segunda ascensão. A via conquistada e encadenada por Chris Sharma, que fez a primeira ascensão. “Perfecto Mundo” e “La Dura Dura” são as únicas vias 9b+ francês (12c brasileiro), das quatro existentes no mundo, que contam com repetições. As outras vias desta mesma dificuldade são “Vasil Vasil” (República Tcheca) e “Change” (Noruega), ambas encadenadas somente por Adam Ondra.

Para conseguir encadenar a via, o escalador italiano gastou 32 dias no setor de La Finestra, setor de escalada em Margalef (Espanha), no período de um ano. Antes de conseguir encadenar “Perfecto Mundo”, Stefano Ghisolfi encadenou quatro vias de graduação 9b francês (12b brasileiro). Encadenar a via consegue virar uma página de sua história pessoal para perseguir outro: participar das olimpíadas de Tóquio 2020.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.