Pesquisadores brasileiros desenvolvem pomada contra picadas de aranha venenosa

Praticar atividades de natureza é conviver com animais peçonhentos todo o tempo. Cobras, escorpiões e aranhas podem fazer uma atividade lúdica e recreativa na natureza um verdadeiro pesadelo. Se depender de um grupo de cientistas do Instituto Butantan, destacado centro de pesquisa biológica brasileiro, ao menos com as aranhas peçonhentas pode existir tratamento com apenas uma pomada.

O medicamento desenvolvido pelo instituto possui efeitos curativos comprovados em testes realizados no laboratório. Os testes foram realizados em em cultura celular e animais. Os resultados animadores foram publicados em reportagem da BBC Brasil.

Foto: Divulgação

A principal responsável pelo trabalho de pesquisa, Denise Tambourgi, a pomada é feita a base de tetraciclina (rupo de antibióticos naturais ou semissintéticos usados no tratamento de um amplo espectro de bactérias). Mas, de acordo com o que Tambourgi afirma, a concentração deste elemento é em uma concentração abaixo do que seria microbicida. Em outras palavras é menor do que a necessária para ser considerado antibiótico.

A pomada é resultado de uma longa pesquisa, pois Denise começou a trabalhar em 1994 decifrando os principais componentes da toxina da aranha-marrom por meio de engenharia genética. Os primeiros testes foram realizados em 2005 e se estenderam até 2018. Até o momento a pomada foi testada em animais cobaias, mas não em seres humanos. Para que a pomada seja comercializada, é necessário ainda a aplicação de vários outros testes clínicos e ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.