Qual ângulo devo escolher para treinar melhor em muros de escalada

Tenho visto que você possui um muro em casa muito bem montado e gostaria de também ter um. Entre muitas coisas que já resolvi, minha pergunta é bem simples. Qual o grau de inclinação deveria construir o meu?

Desde já agradeço e parabenizo o site pela qualidade e dedicação.

Acredito que para responder sua pergunta deveria me dizer qual o grau que escala, porque não é a resposta varia muito se estiver escalando 6° ou 9c.

Por isso darei minha opinião baseada na minha experiência que tenho treinando outros escaladores.

O primeiro e mais importante:

  • 0° é nossa referência básica de um muro vertical.
  • 15° é um muro levemente negativo
  • 30° é um muro negativo agressivo
  • 45° é um muro com negativo bem forte
  • Maior que 60° até 90° é quase um teto.

O ideal é que tenha o espaço necessário para colocar as placas de maneira com graus de inclinação diferentes, mas isso não é algo fácil para espaços reduzidos na cidade.

Mas qual o tipo de trabalho irá realizar em muro de escalada com cada um destes graus?

Grau de inclinação de 15° a 20° 

Uma inclinação de graduação de 15° a 20° é um negativo leve, ideal para quem está iniciando. Se você é um escalador bem inciante não pense em ter um muro de escalada de 0°.

Esta inclinação é somente para quem está aprendendo a escalar. Por isso suponho que, por ter decidido colocar um muro em casa, seja mais que iniciante.

Treino de resistência em muro de 20 graus | Foto: Filipe Ascensão

Um murinho de 15° a 20° para mim é perfeito para treinar pessoas que estão por volta de 7b/c, Isso porque há muito trabalho de pés e, nesta inclinação, é possível trabalhar bem esta técnica. O grau mais parecido que encontrará na rocha, caso o seu grau seja abaixo de 7b/c, será desta inclinação de muro. Isso, claro, somente para os iniciados.

Um negativo suave lhe dará a possibilidade de tralhar com abaulados (bons e ruins) e regletes pequenos (sem necessariamente lesionar-se). Para escaladores fortes é possível ainda fazer sequencias muito similares a vias altas. Sem ir muito longe, o negativo de Oliana (local de escalada em Espanha) não é muito mais que 20°, mas sua dificuldade está nas agarras pequenas e na extensão da via.

Por isso se já está decidido a escalar um 9° grau, ou até mesmo um 10°, um negativo de 20° poderia ser ideal para uma transferência perfeita para a rocha. Não esqueça que o treino de trabalho de pés será fundamental para esta inclinação.

Grau de inclinação de 30° a 35°

Uma inclinação de graduação de 30° a 35° é uma inclinação de muro de escalada importante e interessante. Em um murinho é ideal para exigir um pouco mais de força nos braços. Para escaladores que não conseguiram ir além do 7a eu não recomendo muito.

Isso porque com uma inclinação assim há muito uso de agarras um pouco maiores que gera uma falsa sensação de potencial de escalada no momento que for para a rocha.

É muito difícil encontrar vias na rocha, com graduação abaixo de 6sup, inclinação de 30 graus e arestas gigantes na rocha. Por isso não se engane, uma inclinação de 30° a 35° não te servirá muito se frequentar vias não tão inclinadas ou positivas. Por isso, no caso de escaladores abaixo de 8c, treinar em muros muito inclinados há uma perda acentuada de técnica de pés. Já vi muitos escaladores escolherem esta inclinação para ficarem fortes, mas não são capazes de ficarem estáveis com os pés quando vão à rocha e fracassem em vias que deveriam ser fáceis.

Uma inclinação de 35° é ideal para escaladores que estão acima e 8c, mais ainda para quem está próximo do 9c. Para escaladores fortes esta inclinação pode fazer maravilhas. É ideal para ter continuidade e todo o tipo de movimentos sequenciais. Para estes escaladores (acima e 8c e/ou próximo do 9c) também ha um uso constante dos pés, pois usa esta técnica para chegar em agarras pequenas e abaulados.

Grau de inclinação de 45°

Uma inclinação de graduação de 45° é absolutamente desaconselhável para escaladores que estão abaixo de 6sup, a não ser que seja um trabalho muito específico.

Mas um que fique claro: um escalador de 6sup não conseguirá fazer mais que 10/20 movimentos nesta inclinação.

Para escaladores que estão no 8° apenas aconselho continuidade e vias de resistência média ou extensa, mas é necessário levar em conta novamente que este tipo de inclinação é muito pouco comum de encontrar na rocha. A gradação de 45° possui uma transferibilidade á rocha se somente treinar nesta angulação, pois exige muita força dos braços, mas, embora possa não acreditar, pode diminuir a força das mãos. Isso porque a tendência para agarras maiores. Se está decidido a apertar regletes, a possibilidade de se lesionar será maior.

Para escaladores que está no 9c é até justificado, mas inclusive para eles um ângulo de 35º pode dar melhores resultados. Pessoalmente diria que, com a inclinação de 45° somente se já possuir um murinho de 20° e 30° próximo a você. Isso porque nada de menor inclinação de 45° é sinônimo de agarras grandes e isso somente encarece muito o custo final do muro em casa. Por ser inclusive o triplo do preço que um muro de 20°.

Conclusão

A hipótese do muro ser inclinável, é interessante para que tenha muitas possibilidades de inclinação. É factível, mas pouco prático. Um muro perfeito com inclinação de 20°, mas com regletes pequenos e abaulados ruins, será impossível de ser utilizado inclinando-o a 45°.

Em contrapartida, um muro com inclinação de 45° será muito fácil quando o colocar a 20°, fazendo você ter a necessidade de trocar as agarras constantemente.

Se possui a possibilidade de um muro de escalada em somente um ângulo:

  • Se escala menos que 6c, escolha um muro de 20°
  • Se escala perto de 7c/8a, escolha um ângulo de 30° ou 35°
  • Nunca opte por uma inclinação de 45° se existe apenas uma possibilidade
  • Opte por inclinação de 45° se somente tem a possibilidade de instalar três murinhos ou, claro, se vive em Kalymnos ou Rodellar e escala acima de 9a

Espero que tenha servido de algo a esta explicação sobre os ângulos que deve ter para que a sua escalada melhore. Lembre-se que isso é apenas uma opinião, mas os melhores resultados que já tive de escaladores quando os treinei, foram com inclinação de 20°, principalmente pela transferibilidade á rocha e pelo constante uso dos pés.

Por isso, não acredite que quanto mais inclinado, melhor fará para o escalador, porque, pela minha experiência, percebi totalmente o oposto.

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.