Porque uma sapatilha de escalada tem de ser tão apertada?

A primeira reclamação de qualquer um que começa a escalar é a seguinte: A sapatilha de escalada tem de ser tão apertada?

O sentimento de “apertado” na verdade é apenas uma sensação de desconforto, especialmente de quem está acostumado a usar sapatos com espaço sobrando para caminhadas. Obviamente escalar é bem diferente de caminhas, e por isso o tipo de adaptação do calçado também é diferente.

Considere sapatilhas de escalada com dois modelos: apertado e muito apertado. Se você está caminhando e correndo com o que calça, você está usando um tênis, e não uma sapatilha de escalada.

Quanto mais apertado mais precisão

Existem realidades na escalada que devem ser encaradas como fato:

Quem começa a escalar, logo começa a também usar sapatos “normais” em números menores do que se usava, pois aprende-se que sapatos folgados é para o pé ter espaço para “dançar” durante o caminhar.

Nas figuras que ilustram este artigo mostram com mais clareza: os Raios-X provam porque tem de ser apertado uma sapatilha de escalada. Fatos científicos e uso prático (basta perguntar a quem escala frequentemente) comprovam os motivos de tamanho desconforto.

Na escalada a principal força de seu equilíbrio está no dedão do pé, e nele reside todo o peso do corpo (o que é um fato científico). Por ser o maior que os demais dedos, o dedão do pé também é responsável pelo equilibro do corpo, mesmo quando estamos parados. Calçando a sapatilha de escalada ele fica contraído durante o período de “não escalada”, e por isso a sensação de aperto é maior, e mais intensa.

sapatilha_apertada

Foto: http://meiduzmato.blogspot.com

Porém quando estamos pisando em uma agarra (por maior que seja), a própria borracha da sapatilha se estica dando a segurança e sustentação necessária para ficarmos em pé, pois o solado consegue dar o equilíbrio necessário.

Um equilíbrio semelhante a que se estivéssemos com o pé totalmente esticado. Tantos dados científicos para dizer em bom português: sapatilha de escalada está apertada para que você escale, e te dê segurança ao pisar em agarras menores que um palito de fósforo.

Se uma sapatilha de estalada estiver folgada seria para você correr e fazer trilha, o que não é o caso de uma escalada em rocha (ou em ginásio). Claro que há limites, como o bombeamento de sangue no caso de um super-aperto de um calçado, mas como regra regal há o uso de um número, ou um e meio, menor do que usamos normalmente para calçados para caminhar no dia a dia.

Em números basta dizer que, se usamos calçado 38, o recomendável é o mesmo valor para uma sapatilha em vias de escalada tradicional. Para escalada esportiva, que a necessidade é de uma dificuldade mais intensa, o número recomendável é 37 (no caso do exemplo utilizado).

Conclusão

Em resumo, para não me alongar: sapatilha de escalada é apertada mesmo. Para correr, dançar, caminhar e passear pelas falésias, shopping e praia use outro tipo de calçada.

A sensação de que uma sapatilha de escalada está apertada é somente o choque de realidade de alguém que se acostumou a usar um sapato muito acima do tamanho real do pé. Se acredita que uma sapatilha de escalada esteja apertada, seguramente necessita de mais tempo de escalada em rocha e de avaliar se o sapato que usa está grande demais ao seu pé.

Lembre-se sempre de consultar sempre a sua podóloga para manutenções de unhas encravadas. Veja as figuras neste artigo e constate o que está descrito.

sapatilha_apertada_2

Foto: http://meiduzmato.blogspot.com

sapatilha_apertada_3

Foto: http://meiduzmato.blogspot.com

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.