Van Life e vida rodando em um motorhome – Projetos para uma casa sobre rodas

Se você que se considera uma pessoa outdoor ainda não experimentou um período de sua vida viajar em um motorhome para percorrer lugares de escalada não sabe o que está perdendo. Quem já experimentou sabe que é o mais prático e, dependendo do país, mais barato que existem em termos de viagem a um paraíso outdoor. Existe um conceito muito difundido, especialmente na Europa e Estados Unidos de “Van Life” que, de maneira bem resumida, é viver em um veículo adaptado a ser também uma residência.

Aqui na Revista Blog de Escalada há, inclusive, uma série de artigos sobre a construção de um motorhome no Brasil (este mesmo artigo já faz parte do conjunto deles).

Infelizmente por aqui, em terras tropicais, não há difundida uma cultura de van life que, talvez por puro desconhecimento, é cercada de certo preconceito, além de várias restrições, por parte da indústria do turismo.

hazel-findlay-van-life-2

A escaladora britânica Hazel Findlay, totalmente recuperada de sua cirurgia, está passando um período de férias em Chamonix, e procurou rapidamente mostrar como se atualiza com o mundo por meio da internet (mandando suas notícias para as mídias especializadas) e esclarece detalhes do projeto executado em seu confortabilíssimo motorhome.

Todos os escaladores profissionais, assim como os profissionais que cobrem o universo outdoor em geral utilizam este meio de locomoção/moradia para alimentar a mídia especializada.

Findlay divulgou o vídeo acima mostrando seu veículo/residência que inclui, entre outros luxos, água quente, chuveiro e outras comodidades. Inegavelmente Hazel deixou a todos que sonham com este tipo de veículo, além de ter esta vida mais livre de van life, com água na boca.

hazel-findlay-van-life-3

Apesar de não declarado no vídeo, o veículo foi alugado para que ela pudesse passar uma temporada na cidade francesa. Na Europa existem empresas especializadas em aluguel deste tipo de veículo e que, dependendo do negócio realizado, sai por um valor muito mais barato do que o aluguel em um hotel ou hostel.

No Brasil, infelizmente ainda não há empresas que possuem um preço razoável para que seja um bom negócio viajar neste estilo pelo país. As empresas que tentam prosperar nesta área investem em veículos maiores e que exigem maior investimento o que, inevitavelmente , é repassado para o cliente.

A disponibilização de motorhomes em furgões para poucas pessoas não são encontrados para aluguéis por temporada no Brasil. Na Argentina e Chile já existem empresas que procuraram investir neste tipo de nicho de mercado e estilo alternativo de turismo e, atualmente, conseguem bom lucro na exploração deste segmento.

hazel-findlay-van-life-4

Como é um motorhome ?

Viver em uma van é muito mais complexo do que simplesmente comprar uma van e sair rodando indiscriminadamente pelo mundo afora. Sem sombra de dúvida é necessário ter planejamento e adaptações óbvias para o estilo de vida que quer levar.

Um motorhome para um surfista é muito diferente do que para um escalador ou um ciclista.

Foto: Andy Earl | https://www.instagram.com/wasatchandy/

Foto: Andy Earl | https://www.instagram.com/wasatchandy/

Um dos escaladores mais famosos a adotar este estilo, e consequentemente tornar-se simbolo de toda uma comunidade, é o americano Alex Honnold com seu veículo Ford Econoline E150 ano 2002 (vendido nos EUA o por US$ 8.000,00).

Uma das coisas que chamam a atenção de quem deseja conhecer os detalhes de seu Motorhome é o super-gavetão que ele construiu em seu interior e que fica estrategicamente embaixo de sua cama. Nele todos os equipamentos de escalada são guardados nem sempre, claro, de maneira totalmente organizada.

Foto: Andy Earl | https://www.instagram.com/wasatchandy/

Foto: Andy Earl | https://www.instagram.com/wasatchandy/

Como Honnold é patrocinado de várias marcas de equipamentos de escalada ele mesmo possui abastecimento invejável de equipamento para este gavetão.

Com pequenos armários, estrategicamente colocados no interior do veículo, Alex Honnold consegue ter, ao mesmo tempo, sala de estar e cozinha. Nos armários inferiores são reservados para o tanque de água e a bateria, que serve para distribuir energia elétrica para toda a parte interna do furgão.

Foto: Andy Earl | https://www.instagram.com/wasatchandy/

Foto: Andy Earl | https://www.instagram.com/wasatchandy/

Para o botijão de gás Alex Honnold fez um compartimento externo, semelhante a uma entrada no tanque de gasolina, para que o acomodasse.

Este tipo de estratégia foi para evitar incêndios e que vazamentos o intoxicasse.

motorhome-alex-honnold-2

Foto: Andy Earl | https://www.instagram.com/wasatchandy/

O escalador americano, entretanto, não divulgou quanto gastou para instalar os armários e as adaptações internas que existem em seu motorhome.

Porém pela qualidade da marcenaria de seus armários internos, assim como o seu gavetão, deixa a entender que foi trabalho de um profissional.

Foto: Andy Earl | https://www.instagram.com/wasatchandy/

Foto: Andy Earl | https://www.instagram.com/wasatchandy/

Outros exemplos de Motorhome

Para elaborar o seu projeto de motorhome é necessário que, após a escolha de seu furgão seja elaborado um projeto de como ficará o seu interior. Neste projeto, que de preferência deve ser feito em 3D, é escolhido a disposição dos armários, localização de luminárias, instalação de cortinas e outras adaptações a serem realizadas pelo proprietário.

Uma das maiores fontes de inspiração para modelos de motorhome é o site Van-life, que reúne fotos de vários adeptos a este estilo de vida.

Para que ter uma ideia do material usado, ao menos no nível básico, uma excelente alternativa para realizar seus projetos de motorhome é o programa gratuito Schetchup que possui, inclusive, opões para este tipo de projeto.

motorhome-vanlife-1

Foto : http://van-life.net/

Foto : http://van-life.net/

Foto : http://van-life.net/

Foto : http://van-life.net/

Foto : http://van-life.net/

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.