Montanhista espanhol está próximo de escalar o Everest da maneira mais difícil

O espanhol Alex Txikon está próximo de se consagrar como o primeiro ser humano a alcançar o cume do Monte Everest (8.848 m) em uma expedição completamente invernal e sem ajuda de tanque de oxigênio.

Txiko saiu do campo base para o cume e neste domingo chegou ao Campo III. O próximo espanhol foi o responsável por durante meses colocar as cordas e escadas para que chegue ao cume.

Nas expedições na temporada turística do Everest este trabalho é realizado pelos sherpas que, entre outros serviços e mediante pagamento, até carregam montanhistas ao topo do mundo. A colocação das cordas e escadas levou aproximadamente um mês.

Alex Txikon estava junto do também espanhol Carlos Rubio, que teve de ser resgatado após sentir-se mal por um processo inflamatório nos pulmões devido ao mal de altura no Campo III.

Txikon, em entrevista a um jornal da Espanha, declarou que está “bem e com força” e diz estar enfrentando sensação térmica de -60ºC. O espanhol é especialista em ascensões invernais e recentemente fez cume no Nanga Parbat (8.125 m) no mesmo estilo em fevereiro do ano passado.

Com uma experiência de ter chegado a 10 dos 14 montanhas de 8.000 existente, o montanhista espanhol está acompanhado de Nurbu Sherpa e Cheppal Sherpa. Mas mesmo determinado a entrar para a história, Alex Txikon teve de retirar-se do Campo IV ao Campo III devido aos fortes ventos que tornava impossível qualquer tentativa de cume.

Mais detalhes da expedição : http://alextxikon.com/

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.