Conheça todos os tipos de borracha para sapatilhas de escalada existentes no mercado

Praticamente 50% de todo o rendimento de uma sapatilha de escalada é a borracha de seu solado. Após este elemento, há o design e os materiais do restante do calçado.

Fazendo um paralelo entre as corridas de automobilismo, quando um piloto opta por um determinado pneu com uma liga de borracha específica, na escalada é a mesma ciência. Para cada tipo de rocha a ser escalada, além do estilo de determinada via, uma borracha obtém um rendimento melhor que o outro.

Da mesma maneira que no automobilismo quando a liga de borracha ajuda, mas não garante, a vitória de um piloto. Na escalada esta mesma regra também se aplica: a liga de borracha na sola da sapatilha de escalada adere mais, ou menos, mas não garante que o escalador irá completar seu projeto.

borracha

Classificar uma borracha de sapatilha de escalada como “melhor” ou “pior” depende do que deseja o escalador. Ou seja, não existe classificações de que é “melhor” ou “pior” em sapatilhas de escalada. Cada liga de borracha possui um propósito que se adequa à rocha e ao estilo do usuário.

A melhor ferramenta que existe para um atleta, de qualquer modalidade, é aquela que ele domina. Portanto, toda a ciência de escolha de uma sapatilha, levando em conta o estilo de escalada e o formato dos pés, já foi explicada em um outro artigo.

Para este artigo, somente as ligas de borracha serão analisadas, elencando os fabricantes e seus principais produtos existentes no mundo.

Entendendo a borracha do solado

borracha sapatilha escalada

As borrachas usadas nas solas das sapatilhas de escalada são materiais poliméricos. A título de curiosidade, existem 500 tipos e variedades de borrachas. A manipulação da borracha, sintética ou natural, é feita pela vulcanização.

Por sua vez, a vulcanização pode ser definida como a cura de elastômeros e existem também vários tipos e técnicas. As maiorias das borrachas usadas atualmente são sintéticas, feitas de combustíveis fósseis com aditivos por químicos.

Portanto, procure sempre ressolar a sua sapatilha de escalada para produzir um impacto menor ao meio ambiente. Além disso, por ser um material poluente, nunca ressole com aventureiros de ocasião ou que não tenha tido um treinamento adequado para isso. Além de perder seu calçado, estará prejudicando a comunidade de escalada e a natureza.

borracha sapatilha escalada

Em um nível atômico, o látex e outras borrachas são compostas por longos fios de átomos de carbono decorados com átomos de hidrogênio. Cada fio é uma molécula única com 40.000 a 50.000 carbonos de comprimento, que se enroscam se prendendo um aos outros para formar borracha flexível e pegajosa que permite se dobrar com o pé e se moldar em torno de grãos de arenito ou as agarras de um ginásio.

Um dos segredos para uma boa liga de borracha é controlar, e ser capaz de repetir, as reações químicas entre os ingredientes quando as solas dos sapatos são feitas. Portanto, cada sola de uma sapatilha de escalada possui uma receita de elementos químicos que já foi testada e aprovada.

Como cada receita de uma liga de borracha é segredo industrial (além de ser protegido por direito de patente), uma empresa acaba criando um produto diferente do outro. Cada empresa visa um tipo de público.

Como não existe um tipo de rocha somente, as empresas também procuram criar várias linhas de produtos. Com tantos fabricantes, uma coisa é fácil de concluir: se alguém afirmar que “é tudo igual”, significa que não entende nada de ligas de borracha.

Borracha Stealth

borracha

A borracha Stealth, atualmente propriedade da marca Adidas (a qual comprou a norte-americana Five Ten), foi criada por Charles David Cole III. O escalador era também formado em Engenharia Mecânica e quando terminou seu MBA, criou a empresa Five Ten.

Nos seus primeiros modelos acabou criando também uma liga de borracha que era bastante aderente, embora pouco resistente à abrasão, chamada Stealth. A qualidade da borracha chamou a atenção do público da escalada e alavancou os negócios da empresa.

  • Mi6: Liga de borracha muito macia, mas também muito aderente, Considerada a mais aderente existente atualmente no mercado. É mais indicada para arenito e calcário e totalmente desaconselhável para granito.
  • HF: Liga de borracha macia e praticamente inexistente no mercado atualmente. Foi durante muito tempo a liga de borracha preferida dos praticantes de boulder.
  • C4: Considerada a mais versátil das ligas de borracha da Stealth e a sucesso de vendas da empresa. Possui boa aderência e resistência à abrasão superior entre seus produtos (embora ainda resista menos que seus concorrentes)

Black Diamond

borracha sapatilha escalada

A marca norte-americana de equipamentos de escalada Black Diamond lançou há poucos anos seus modelos de sapatilha de escalada. Embora ainda pouco difundido no mercado, a marca vem investindo na difusão de seus modelos.

Da mesma maneira que grande parte dos fabricantes norte-americanos, a Black Diamond investiu em fazer sua própria liga de borracha.

  • Fuse: A liga de borracha foi recebida com empolgação do mercado, trazendo rigidez e sensibilidade aos novos modelos. É excelente na escalada em calcário.

Boreal

borracha sapatilha escalada

A empresa espanhola Boreal foi fundada em 1975 na cidade de Villena, Espanha. A região da cidade já era conhecida por ser tradicional na fabricação de calçados.

Foi lá que o jovem Jesus Garcia Lopez, no ano de 1975, fundou uma nova empresa: Calzados Boreal SL.

Juntamente com Miguel Gallego, Jesus começou a experimentar as primeiras sapatilhas de escalada com ‘borracha pegajosa’. O primeiro calçado de escalada da Boreal foi o modelo ‘”El Capitan”.

  • Zenith: Liga de borracha de rigidez média de boa aderência. Também é uma das melhores borrachas para se escalar no calcário
  • FS Quattro: Liga de borracha com rigidez superior (boa resistência à abrasão), e inferior ao outro produto da Beal. É indicado para escaladas em granito.

Mad Rock

borracha sapatilha escalada

 

A Mad Rock começou em 2002 como uma pequena empresa de propriedade e operação de escaladores que fabricava sapatilhas de escaladas acessíveis.

Para baratear seus modelos, a empresa também preferiu fazer sua própria liga de borracha.

  • Science Friction: O ponto forte desta liga de borracha oferece superior durabilidade e resiliência a longo prazo. Pela sua aderência, é mais recomendada para a prática de boulder do que para escaladas com corda.

Evolv

borracha sapatilha escalada

A Evolv foi fundada em 2003 e foi uma das empresas com marketing mais agressivo na história do esporte. Logo de cara fechou contrato de patrocínio com atletas de alto nível, como Chris Sharma.

  • Trax: No mercado atual, é a a melhor combinação de aderência e durabilidade, apesar de que esta liga de borracha é melhor para ser usada em escalada indoor.

Borracha Vibram

borracha sapatilha escalada

A empresa italiana Vibram é a líder mundial do mercado de solas de botas para trekking e sapatilhas de escalada. O próprio nome da empresa é sinônimo de qualidade quando se fala em ligas de borracha para calçados de montanha. A história completa desta empresa já foi contada aqui na Revista Blog de Escalada.

Porém, há quem acredite que a liga de borracha vibram é uma exclusividade da La Sportiva. Este tipo de afirmação é incorreta.

Há diversas marcas que utilizam o produto da Vibram para a escalada, as marcas Scarpa e Tenaya são exemplos de marcas.

  • XS Grip: É uma liga de borracha aderente mais rígida do mercado. Por ser um composto mais resistente, é mais indicado para escaladores de granito. A densidade e a viscosidade desta borracha o tornam versátil para todos os tipos de rochas.
  • XS Grip 2: É a liga de borracha mais popular à venda na atualidade, com uma versatilidade difícil de ser batida. Sua relação entre resistência à abrasão e aderência é imbatível.
  • XS Edge: É a melhor liga de borracha do mercado. Usado por décadas em modelos como a Miura, suporta praticamente qualquer coisa. Por ser muito delgado, não é indicado para rochas abrasivas.
  • XS Flash 2: Uma nova liga de borracha, lançada em 2019, que pode conter cores e, segundo o fabricante, manter a mesma performance de seus produtos. A sua resistência à abrasão é semelhante ao XS Grip 2 e permite aos fabricantes implementar design mais atraentes ao consumidor.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.