Livro da semana: “Sherman Exposed: Slightly Censored Climbing Stories” – John Sherman

Qual é o melhor lugar para procurar uma boa história? Alguns vão à biblioteca, outros investem tempo em procuras na internet. Mas muitos ainda acreditam que sempre haverá uma pessoa que sabe mais detalhes sobre algum fato do que outras.

A partir disso deve-se ter em mente que amigo não é fonte e, claro, fonte não é amigo. Algumas pessoas não têm medo de “polemizar”, provocando disputas e causando controvérsias em diversos campos discursivos. Grandes partes destas polêmicas são criadas por pessoas “sensíveis” em escutar algumas coisas.

Foto: https://roadslesstraveled.us

Pois o livro de John Sherman, “Sherman Exposed: Slightly Censored Climbing Stories”, é exatamente isso: histórias escritas sem medo de fazer rirmos ou chocar-nos com o que está escrito. A obra é uma coleção de textos curtos, principalmente sobre como os outros escaladores se comportam.

Muitos dos personagens retratados no livro de maneira ridícula, soará bastante familiar a quem ler a obra. Sobretudo porque estes “tipinhos” se multiplicam sozinhos e sempre fazem parte do modus vivendi de escaladores e montanhistas. Quanto mais tempo dedicado ao esporte, mais convivência com certo tipo de personagens irá ter. No livro são 30 textos, quase todos escritos durante a década de 1990.

Apesar de não ser um livro muito popular, é daquelas obras que toca nas feridas ocultas do universo da escalada e do montanhismo. Todas elas abordadas com humor e acidez que faz gelar o sangue dos criticados e enfurecer quem se vestir a carapuça. Para conseguir unir humor, crítica e alfinetadas de maneira generalizada, sem medo de incomodar ninguém, John Sherman cria apelidos para cada um dos personagens de suas histórias. Boa parte dos personagens que aprendeu a observar desde os 15 aos 50 aos de idade do autor, estão em todas as partes.

Escolhendo não dar nomes genéricos, mas na verdade colocar estes apelidos chamativos e acidamente resumidos, muito provavelmente deixou muitos ídolos de barro com raiva do autor.

Porém, poucas pessoas sabem, mas o autor, que tem o apelido de “verme”, foi o criador da escala de boulder usada largamente em todo o mundo. Aliás, o “V” vem de verme (“vermin” em inglês). Ao ler o livro, é bem provável que o leitor verá que se trata de uma pessoa que pouco se importa com idolatria e que sabe analisar o ego inflado de várias pessoas no montanhismo.

Ficha Técnica

  • Título: Sherman Exposed: Slightly Censored Climbing Stories
  • Autor: John Sherman
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2001
  • Número de páginas: 238
  • Editora: Mountaineers Books

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.