[EXCLUSIVO] Entrevista com Patrícia Albuquerque

285668_434978319911858_1619063128_n[1]Em constante evolução as escaladoras do Brasil estão rumando ao domínio total.

Quem estiver em dúvida disso, basta esperar para constatar.

Dentre as crescentes personalidades que estão renovando e, porque não, florindo, a comunidade escaladora está Patrícia Albuquerque.

Escaladora apaixonada por todos os estilos existentes e dedicada com uma paixão exemplar.563397_366528373414710_1144773917_n[1]

Patrícia foi procurada pelo Blog de escalada para falar mais sobre si e sobre o esporte.

Acompanhe a entrevista abaixo:

Patrícia, como está a escalada no seu Estado?

Estou morando e trabalhando no estado da linda Minas Gerais há dois anos, e foi aqui, neste estado maravilhoso, que conheci o esporte de escalada.

Minas é incrível tanto pela diversidade de rochas existentes, quanto pela quantidade crescente do número de vias e points de escalada.

312173_513375488729997_1513422538_n[1]Ainda uma grande adesão de pessoas que passaram a curtir e praticar o esporte da escala.

A escalada é um esporte predominantemente masculino, Como foi para você administrar isso?

A meu ver este é um detalhe que me remete a certo desafio, de saber que várias gurias ainda que em numero menor tem se sobressaído no esporte da escalada.

Eu sou fã e respeito muito as mulheres escaladoras, porque elas representam garra a determinação feminina em desfazer mitos e preconceitos, afinal lugar da mulher é aonde ela quiser estar.

Na sua opinião qual seria o segredo para que a escalada tivesse mais praticantes mulheres?

O caminho para uma maior pratica feminina na escalada, seria sempre de compartilhar para o mundo feminino os benefícios que a escalada trás para a mulher.482070_424850454219751_1168694915_n[1]

É uma gama enorme de benefícios que o esporte da escalada nos trás começando pela saúde de ter um corpo sempre em movimento, a escalada vai fortalecer e tonificar os músculos, e é uma ótima forma de combater o stress e a famosa TPM.

Também vai trabalhar a questão psicológica, superação dos nossos negativismo, confiança, parcerias, escalando aprendemos muito e tiramos lições para nossa vida e dia a dia.

Creio que esta é uma visão bem particular pois só quando tu vai vivenciando as situações da escalada tu vai se redescobrindo e se construindo.

Fora que principalmente é uma diversão muito prazerosa sempre em contato com a natureza.

Sejam bem vinda gurias ao mundo da escalada!

Você acredita que o esporte de escalada está crescendo de maneira sustentável?

198000_442005532533660_206374617_n[1]Acredito que hoje em dia as pessoas tem mais conhecimento sobre as questões ambientais e sustentabilidade, mas nem todos fazem do conhecimento um ato efetivo na sua escalada.

Tem lugares onde escaladores passam que deixam um rastro muito danoso e descuidado, acho que estes devem pensar se querem chegar num pico de escalada e encontrar tanto lixo quanto deixaram.

Você possui uma rotina rígida de treinos?

Tive uma lesão séria na cervical, fiquei 6 meses sem escalar com colar cervical.

Foi muito doloroso em todos os aspectos.

O especialista de Porto Alegre disse que eu nunca mais voltaria a escalar.

Depois destes meses comecei com pilates e fui fortalecendo a parte cervical.

O pilates e RPG me ajudaram muito e foi desta forma que voltei a escalar novamente aos poucos.

Para mim escalar hoje é uma superação e uma graça alcançada.

Motivar-se na escalada é um exercício difícil de praticar. Como você trabalha isso em você?

Eu sou apaixonada pela escalada, então a motivação vem de todos os lados… 484835_460543417346538_342128588_n[1]

Vem dos amigos, de tu poder reencontrar pessoas queridas, das situações engraçadas que acontecem numa trip, das conquistas, da diversão, das superações que consigo obter numa escalada, de ver meus amigos e parceiros evoluindo e crescendo no esporte.

Vem de tu poder estar junto a natureza e fazer uma higiene mental, e principalmente se energizar pra seguir e prosseguir.

Muitas marcas e empresas se omitem em patrocinar escaladores,somente algumas realizando apoios. A que você credita esta postura adotada?

Eu nunca vi um outdoor de escalada, nem propaganda de TV, sobre escalada aqui no Brasil.

O esporte da escalada apesar de estar em expansão crescente aqui no Brasil, ainda é pouco conhecido e pouco divulgado.

Justamente por não conhecer se passa a imagem da escalada ser algo sem muita adesão e consequentemente sem público. 

Acredito que conforme o mercado da escalada for tomando espaço entre os esportes mais procurados, mais comentados, publicados, as empresas com certeza vão mudar a postura quanto ao patrocínio.

There is one comment

  1. Jesus Howard

    Para quem pensa que o esporte se resume a “homens-aranha” que ficam escalando grandes arranha-céus pelo mundo, está enganado. A escalada é muito mais importante que isso e quem pratica quer antes de tudo desenvolver uma atividade que irá livrá-los do stress do dia-a-dia. O atleta da escalada deve encontrar diferentes soluções para ultrapassar os obstáculos, não importando se está em uma cadeia de famosas montanhas européias ou na parede de uma academia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.