Espanhol Kilian Jornet realiza cume do Everest em 26 horas e entra para a história do alpinismo mundial

O espanhol Kilian Jornet conseguiu finalizar, no início da madrugada, o ataque ao cume do Monte Everest em apenas 26 horas. O atleta começou a escalada às 00:00, horário local, da noite de 21 a 22 de maio. Como havia anunciado previamente em comunicado à imprensa, o espanhol fez a ascensão sem o uso de oxigênio suplementar, nem usar cordas fixas. O espanhol também optou por não descansar por muito tempo e sair desde o monastério de Rongbuk.

Ao contrário do que sub-celebridades e publicitários endinheirados que vão ao Everest em busca de fama, que usam tanque de oxigênio e cordas fixas, Kilian Jornet escalou sem utilizar nenhum destes facilitadores. O espanhol alcançou o cume pela face norte tibetana da montanha.

Como foi

O espanhol partiu do Monastério Rongbuk (5.100 m) que fica a quase 30 km de distância do campo base do Everest e vence um desnível de 1.500 m.

Ao final das 26 horas, as quais passou correndo e sem parar por muito tempo, o espanhol afirmou que “até os 7.700 me senti muito bem e avançava como havia planejado, mas a partir deste ponto comecei a me sentir mal. Acredito que tenha sido um vírus estomacal. A partir de então avancei muito lentamente e tinha de parar a cada tempo para me recuperar”.

Por causa desta infecção estomacal Jornet decidiu terminar sua jornada de volta do cume no Campo Base do Everest e não retornar ao Monastério de Rongbuk, que foi a origem da sua escalada. Mesmo assim com esta ascensão Kilian Jornet estabeleceu um novo recorde de velocidade no Everest com o tempo oficial de 26 horas.

Esta foi a segunda tentativa de cume ao Everest feita por Kilian Jornet. Em setembro de 2016 não pode fazer nenhuma tentativa de ascensão devido ao mau tempo da montanha. Para o ano de 2017 o atleta e sua equipe decidiram tentar durante a primavera, quando as condições meteorológicas são mais favoráveis. Anos antes Kilian Jornet estava no Nepal para fazer a primeira tentativa, mas um terremoto suspendeu a temporada de montanhismo naquele ano.

A aclimatação

Além do tempo impressionante, Kilian Jornet optou por realizar pouco tempo de aclimatação. Ao contrário do que muitos montanhistas fazem.

Na sua preparação o espanhol fez cume no Cho Oyu (sexta montanha mais alta do planeta com 8.201 m) com um tempo muito bom apenas duas semanas antes de tentar a ascensão recorde ao Everest.

Quem é Kilian Jornet

Kilian Jornet nasceu dia 27 de outubro de 1987 na cidade de Barcelona e desde pequeno se interessou por realizar corridas de montanha e incentivado pela mãe começou a competir. Logo se destacou em seu país como esquiador e corredor de montanha.

Dentro de seu projeto pessoal de ascensões rápidas suas conquistas mais destacadas estão:

  • Recorde de ascensão (incluindo subida e descida) do Kilimanjaro (5.895 m), em 5h22min (posteriormente superado por outro atleta)
  • Recorde de ascensão (incluindo subida e descida) do Matterhorn (4.478 m), saindo de Breuil-Cervinia e usando a aresta Loin, em 2h52min2seg
  • Recorde de ascensão (incluindo subida e descida) Chamonix-Mont Blanc-Chamonix (4.810 m) em 4h57min
  • Recorde de ascensão (incluindo subida e descida) do Denali (6.168 m)em 11h46min

Agora soma-se a estes feitos a ascensão ao cume do Monte Everest com o tempo definitivo de 38 horas sendo:

  • 26 horas desde o Monasterio de Rongbuk ao cume
  • 12 Horas do cume ao acampamento base do Monte Everest

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.