O espanhol Kilian Jornet conseguiu finalizar, no início da madrugada, o ataque ao cume do Monte Everest em apenas 26 horas. O atleta começou a escalada às 00:00, horário local, da noite de 21 a 22 de maio. Como havia anunciado previamente em comunicado à imprensa, o espanhol fez a ascensão sem o uso de oxigênio suplementar, nem usar cordas fixas. O espanhol também optou por não descansar por muito tempo e sair desde o monastério de Rongbuk.
Ao contrário do que sub-celebridades e publicitários endinheirados que vão ao Everest em busca de fama, que usam tanque de oxigênio e cordas fixas, Kilian Jornet escalou sem utilizar nenhum destes facilitadores. O espanhol alcançou o cume pela face norte tibetana da montanha.
Como foi
O espanhol partiu do Monastério Rongbuk (5.100 m) que fica a quase 30 km de distância do campo base do Everest e vence um desnível de 1.500 m.
Ao final das 26 horas, as quais passou correndo e sem parar por muito tempo, o espanhol afirmou que “até os 7.700 me senti muito bem e avançava como havia planejado, mas a partir deste ponto comecei a me sentir mal. Acredito que tenha sido um vírus estomacal. A partir de então avancei muito lentamente e tinha de parar a cada tempo para me recuperar”.
Por causa desta infecção estomacal Jornet decidiu terminar sua jornada de volta do cume no Campo Base do Everest e não retornar ao Monastério de Rongbuk, que foi a origem da sua escalada. Mesmo assim com esta ascensão Kilian Jornet estabeleceu um novo recorde de velocidade no Everest com o tempo oficial de 26 horas.
Esta foi a segunda tentativa de cume ao Everest feita por Kilian Jornet. Em setembro de 2016 não pode fazer nenhuma tentativa de ascensão devido ao mau tempo da montanha. Para o ano de 2017 o atleta e sua equipe decidiram tentar durante a primavera, quando as condições meteorológicas são mais favoráveis. Anos antes Kilian Jornet estava no Nepal para fazer a primeira tentativa, mas um terremoto suspendeu a temporada de montanhismo naquele ano.
A aclimatação
Além do tempo impressionante, Kilian Jornet optou por realizar pouco tempo de aclimatação. Ao contrário do que muitos montanhistas fazem.
Na sua preparação o espanhol fez cume no Cho Oyu (sexta montanha mais alta do planeta com 8.201 m) com um tempo muito bom apenas duas semanas antes de tentar a ascensão recorde ao Everest.
Quem é Kilian Jornet
Kilian Jornet nasceu dia 27 de outubro de 1987 na cidade de Barcelona e desde pequeno se interessou por realizar corridas de montanha e incentivado pela mãe começou a competir. Logo se destacou em seu país como esquiador e corredor de montanha.
Dentro de seu projeto pessoal de ascensões rápidas suas conquistas mais destacadas estão:
- Recorde de ascensão (incluindo subida e descida) do Kilimanjaro (5.895 m), em 5h22min (posteriormente superado por outro atleta)
- Recorde de ascensão (incluindo subida e descida) do Matterhorn (4.478 m), saindo de Breuil-Cervinia e usando a aresta Loin, em 2h52min2seg
- Recorde de ascensão (incluindo subida e descida) Chamonix-Mont Blanc-Chamonix (4.810 m) em 4h57min
- Recorde de ascensão (incluindo subida e descida) do Denali (6.168 m)em 11h46min
Agora soma-se a estes feitos a ascensão ao cume do Monte Everest com o tempo definitivo de 38 horas sendo:
- 26 horas desde o Monasterio de Rongbuk ao cume
- 12 Horas do cume ao acampamento base do Monte Everest
Olá caros editores,
Tenho informações de outro recorde de velocidade no Everest. https://pt.wikipedia.org/wiki/Marc_Batard. Conheci pessoalmente o Marc Batard. Ele está aqui no Brasil, em Salvador, pesquisando picos de escalada para grupos de franceses. Poderiam confirmar essa informação? Segundo ele, está programando uma ascensão ao Everest com 70 anos sem oxigênio suplementar.
Abraços e boas escaladas!