Livro da semana: “Sherman Exposed: Slightly Censored Climbing Stories” – John Sherman

Qual é o melhor lugar para procurar uma boa história? Alguns vão à biblioteca, outros investem tempo em procuras na internet. Mas muitos ainda acreditam que sempre haverá uma pessoa que sabe mais detalhes sobre algum fato do que outras.

A partir disso deve-se ter em mente que amigo não é fonte e, claro, fonte não é amigo. Algumas pessoas não têm medo de “polemizar”, provocando disputas e causando controvérsias em diversos campos discursivos. Grandes partes destas polêmicas são criadas por pessoas “sensíveis” em escutar algumas coisas.

Foto: https://roadslesstraveled.us

Pois o livro de John Sherman, “Sherman Exposed: Slightly Censored Climbing Stories”, é exatamente isso: histórias escritas sem medo de fazer rirmos ou chocar-nos com o que está escrito. A obra é uma coleção de textos curtos, principalmente sobre como os outros escaladores se comportam.

Muitos dos personagens retratados no livro de maneira ridícula, soará bastante familiar a quem ler a obra. Sobretudo porque estes “tipinhos” se multiplicam sozinhos e sempre fazem parte do modus vivendi de escaladores e montanhistas. Quanto mais tempo dedicado ao esporte, mais convivência com certo tipo de personagens irá ter. No livro são 30 textos, quase todos escritos durante a década de 1990.

Apesar de não ser um livro muito popular, é daquelas obras que toca nas feridas ocultas do universo da escalada e do montanhismo. Todas elas abordadas com humor e acidez que faz gelar o sangue dos criticados e enfurecer quem se vestir a carapuça. Para conseguir unir humor, crítica e alfinetadas de maneira generalizada, sem medo de incomodar ninguém, John Sherman cria apelidos para cada um dos personagens de suas histórias. Boa parte dos personagens que aprendeu a observar desde os 15 aos 50 aos de idade do autor, estão em todas as partes.

Escolhendo não dar nomes genéricos, mas na verdade colocar estes apelidos chamativos e acidamente resumidos, muito provavelmente deixou muitos ídolos de barro com raiva do autor.

Porém, poucas pessoas sabem, mas o autor, que tem o apelido de “verme”, foi o criador da escala de boulder usada largamente em todo o mundo. Aliás, o “V” vem de verme (“vermin” em inglês). Ao ler o livro, é bem provável que o leitor verá que se trata de uma pessoa que pouco se importa com idolatria e que sabe analisar o ego inflado de várias pessoas no montanhismo.

Ficha Técnica

  • Título: Sherman Exposed: Slightly Censored Climbing Stories
  • Autor: John Sherman
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2001
  • Número de páginas: 238
  • Editora: Mountaineers Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.