Governo do Nepal divulga os novos requisitos mínimos para escalar o Monte Everest em 2016

O governo do Nepal anunciou oficialmente no dia de ontem quais são os requisitos mínimos, para escalar o Everest no ano de 2016 durante a temporada de primavera/verão no país.

A comunidade de alpinistas interessada em pisar no cume do Monte Everest, reconhecidamente das escaladas mais fácies de uma montanha de oito mil, deverá cumprir uma série de requisitos mínimos (além dos obrigatoriamente técnicos) para que obtenha a permissão de realizar a tentativa de cume.

Algumas medidas de segurança, como a obrigação do próprio montanhista carregar o lixo, continuam valendo e tiveram endurecimento em vários pontos.

Foto: http://en.wikipedia.org

Foto: http://en.wikipedia.org

Os novos requisitos para a escalada ao Monte Everest foram oficializados e, segundo anunciou o governo Nepalês, serão ser cumpridos rigorosamente.

Os requisitos do governo nepalês para subir ao Monte Everest são:

  • Todos os escaladores DEVEM ter idade entre 18 e 75 anos
  • Somente serão concedidos permiss (permissão de subir ao Everest) escaladores que demonstrem ter subido uma montanha superior a 6.500 metros (21.000 pés)
  • Portadores de necessidades especiais (incluindo os deficientes visuais) deverão ser acompanhados por alguém durante a escalada, mas deverão ser pessoas capacitadas a fazer pelos seus próprios meios (Não podem ser carregados como aconteceram no passado)

As novas regras foram recebidas com algumas críticas pela comunidade internacional, em especial os pseudo-montanhistas que se tornam apresentadores de TV (mesmo sendo carregados), que reclamam do inevitável encarecimento dos Sherpas e facilitadores de escalada.

Procurando minimizar os acidentes na montanha, o governo do Nepal está procurando prevenir de acidentes e, portanto, barrar os aspirantes a palestras motivacionais que desembarcavam todos os anos no país.

Permiss de 2015 ainda são válidos

monte-everest

Foto: http://www.news.com.au

Após dois anos consecutivos de acidentes no Monte Everest, a expectativa da temporada de 2016 é de que não haja acidentes, e que mais montanhistas, e menos apresentadores de TV e palestrantes motivacionais, estejam tentando atingir o cume.

Junto com as novas regras, o governo nepalês divulgou que todos os permiss concedidos no ano passado estão válidos para este ano de 2016.

Mesmo que tenham permiss para subir ao pico mais alto do mundo, deve estar dentro das restrições anunciadas.

Para mais detalhes acesse: http://www.nepalmountaineering.org/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.