Escalada é incluída em proposta dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com ampliação de oferta de vagas

Foi anunciado na madrugada de hoje (horário de Brasília) pelo Comitê Organizador dos Jogos de 2024, proposta com a lista de esportes adicionais para o programa olímpico. Os integrantes do comitê organizador Francês mantiveram na proposta os esportes surf, skate e escalada esportiva na programação. O breakdance, que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires em 2018, foi a nova modalidade proposta. A proposta de Paris 2024, eliminaram do programa olímpico os esportes karatê, beisebol e softbol. A eliminação visa abrir vagas para surf, skate e escalada esportiva, ampliando a oferta de vagas e medalhas.

O breakdance foi o esporte com maior popularidade nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, com boa receptividade do público. A escalada esportiva também teve excelente público e muita atenção da mídia local. A Revista Blog de Escalada foi o único veículo outdoor Sul-Americano a realizar a cobertura dos Jogos Olímpicos da Juventude. Toda a cobertura da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude, dia a dia, pode ser acompanhada em uma série de vídeos realizados. O vídeo com o resumo de como foi os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires pode ser assistido no topo do artigo.

Foto: Eddie Fowke

O presidente da comissão de atletas da IFSC, Sean McColl, confirmou, em um post em rede social, que a escalada continuará na proposta de ser esporte olímpico nos jogos de Paris 2024. Além de continuar na proposta, o destaque é que desta vez a quota de medalhas e atletas de escalada será duplicada em relação ao formato utilizado em Tóquio 2020. Para os jogos de Paris, as competições e escalada terão um formato mais parecido que o do último campeonato mundial.

De acordo com a proposta, haverá medalhas para velocidade (distribuídas individualmente) e um combinado entre escalada guiada e boulder. Ao todo 12 medalhas serão disputadas (6 em ​​velocidade, 6 em boulde/vias guiadas , combinadas entre homens e mulheres). A proposta, entretanto, segue aguardando aprovação do COI.

Mais escaladores em Paris 2024

Caso a proposta do comitê organizador seja aceita, a contagem de atletas aumentaria de 40 em Tóquio em 2020 para 72 em Paris em 2024. Desta maneira haveria o aumento do número de medalhas e contagem de atletas. Para a escalada o comitê propôs dividir atletas e medalhas da seguinte forma:

1) Velocidade (16 homens +16 mulheres) (ouro, prata, bronze)
2) Vias guiadas/ boulder (combinados) (20 homens + 20 mulheres) (ouro, prata, bronze)

O comitê organizador de Paris 2024 espera que 248 atletas participem dos Jogos nos quatro esportes adicionais, encaixando no limite de 10.500 atletas estipulado pelo COI.

Próximos passos para a inclusão

A proposta será apresentada ao Conselho Executivo do COI nos dias 26 a 28 de março. Se aceita, será apresentada à 134ª Sessão do COI no dia 24 de junho em Lausanne, Suíça. Caso seja aprovada, a escalada esportiva será exibida nos Jogos Olímpicos de Verão pela segunda edição consecutiva.

“Somos gratos pelo reconhecimento da proposta do valor do Escalada Esportiva e do trabalho que o IFSC realizou. Estamos orgulhosos de fazer parte deste processo e esperamos os próximos passos nos próximos meses”, afirmou Marco Scolaris, presidente do IFSC.

A conferência de imprensa contou com a presença dos representantes da escalada esportiva, Jérôme Meyer, chefe de coordenação olímpica do IFSC, Pierre You, Presidente da Federação Francesa da Montanha e da Escalada (FFME) e a estrela francesa da escalada esportiva Julia Chanourdie.

There is one comment

  1. Raman Reis

    Vale ressaltar que nos Jogos Olímpicos da Juventude a Escalada Esportiva já faz parte do programa esportivo, foi “Esporte de Demonstração”em 2014, e foi fixado na última edição em 2018.
    Isso fortalece e facilita que seja incluído no programa oficial nos Jogos Olímpicos, uma prova disso é o Comitê Organizador de Paris 2024 querer que ele seja um dos esportes de demonstração, e a decisão deve ser aguardada pois a escalada pode ser fixada no programa e dessa forma abra espaço para outro esporte de demonstração.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.