A Toalha Dry Lite – Sea to Summit tem como objetivo oferecer alta absorção e secagem rápida, para ser usada em academia, trilhas, viagem e camping (selvagens ou não).
Segundo o fabricante a toalha é super absorvente e de secagem rápida, sendo assim considerada ideal para uso em viagens e esportes outdoor.
O Teste
O modelo Dry Lite – Sea to Summit possui vários tamanhos, sendo que o modelo testado foi o tamanho M ( 50 x 100 cm).
A toalha foi testada em diversas situações de camping, com a preocupação de serem lugares isolados de contato com civilização (camping selvagem e em travessias) e em localidades de distinto clima.
Foi usada em uma viagem de mochilão de 20 dias por diferentes países da Europa (Alemanha, Holanda e Espanha), no qual foi utilizada tanto albergues quanto em campings estruturados.
O produto foi utilizado em um camping selvagem durante 14 dias na Patagônia argentina na região da Piedra Parada, em banhos no rio.
A toalha foi ainda utilizada em um camping selvagem de dois dias na região da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo no inverno.
O equipamento foi utilizado em diferentes viagens a zonas praianas do Brasil.
Foi utilizada em diferentes viagens de escalada com pernoite em abrigos de montanha nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
A toalha foi carregada sempre dentro de mochilas junto a outros equipamentos de escalada e camping.
O equipamento foi lavado maioria das vezes maquina de lavar (com água fria) ou à mão e colocada para secar tanto na sombra como no sol.
O equipamento não foi colocado em máquinas de secar roupas, nem lavada em máquinas de água quente.
Prós
- Peso
- Compacidade
- Capacidade de absorção
- Secagem rápida
Contra
- Preço
Notas
- Qualidade de material : 5.0
- Acabamento : 4.0
- Secagem : 4.5
- Absorção: 4.5
- Relação Peso x volume: 5.0
- Relação custo x benefício: 3.0
- Nota final: 4.33
Opinião
A Toalha Dry Lite – Sea to Summit teve boa performance durante os testes além de mostrar-se útil nas situações às quais foi requerida e utilizada.
O produto possui boa absorção além de ser muito compacto e leve, o que facilita o transporte em mochilas, tanto do lado de fora, quando dentro.
Em comparação de modelos similares de outras marcas como AZTEQ, ou da Oxylane, a toalha tem um valor um pouco mais elevado, sem nenhuma justificativa técnica para esta diferença.
A toalha Dry Lite passou a sensação tátil de ser mais áspero quando em contato com a pele se comparado com produtos similares.
O produto é recomendado para praticantes de esportes outdoor, campistas e mochileiros de todos os níveis, em comparação de toalhas convencionais oferece uma ótima relação peso-volume.
Um outro aspecto que merece observação é a capacidade da toalha de grudar manchas de sujeira quando utilizada em locais mais desérticos, porém após lavagem em maquina de lavar, as manchas somem.
Pela sua capacidade de absorção, além de apresentar boa resistência à abrasão, parece uma excelente escolha para peregrinações como o “Caminho de Santiago” na Espanha, ou “Caminho do Sol” no Brasil.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.